alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Passar muito tempo sentado pode impactar negativamente no cérebro

    A recomendação é se movimentar minimamente, fazendo pausas durante o dia

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    Ficar sentado durante horas sem se movimentar pode deixar lento o fluxo de sangue do cérebro, aponta um novo estudo divulgado por um periódico argentino. A descoberta mostra que a ação pode ter implicações  para a saúde mental a longo prazo.

    Então, os pesquisadores indicam para quem, por exemplo, trabalha muito tempo nessa mesma posição, que levante e caminhe apenas por dois minutos a cada meia hora. Pois tais pausas parecem repelir o declínio no fluxo sanguíneo cerebral e podem, inclusive, acelerar esse processo.

    O fluxo de sangue cerebral é um dos processos internos automáticos, essencial para a vida e para a cognição. As células cerebrais requerem o oxigênio e os nutrientes que contêm no sangue, e várias artérias transportam constantemente o sangue até a cabeça.

    Tendo em vista que esse fluxo é tão imprescindível, o cérebro o regula estritamente, seguindo distintos sinais fisiológicos para manter a velocidade do fluxo dentro de uma faixa muito estreita.

    Contudo, ocorrem algumas pequenas flutuações, tanto repentinas como prolongadas, que podem afetar o organismo. De acordo com pesquisas anteriores, quedas leves e curtas no fluxo sanguíneo cerebral podem deixar a memória ou o pensamento nebulosos. Enquanto, que os declínios a longo prazo estão vinculados com riscos mais altos de apresentar algumas enfermidades neurodegenerativas, incluindo a demência.

     

    1. Home
    2. noticias
    3. passar muito tempo sentado …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.