Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Patrimônio mundial está em risco com guerra na Ucrânia, diz Unesco

Placeholder - loading - Coluna de fumaça em Chernihiv 21/03/2022 2022 Maxar Technologies/Divulgação via REUTERS
Coluna de fumaça em Chernihiv 21/03/2022 2022 Maxar Technologies/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

PARIS (Reuters) - Dezenas de valiosas igrejas, locais históricos e museus foram danificados pela guerra na Ucrânia, afirmou a agência cultural da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira, acrescentando que está particularmente preocupada com a cidade de Chernihiv, no norte do país.

No mês passado, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) disse que reforçou medidas de proteção para o patrimônio cultural ameaçado da Ucrânia à luz da invasão da Rússia, como o uso de um emblema 'Escudo Azul' para marcar seus locais e monumentos culturais.

'Estamos muito preocupados com a situação tanto no nível humanitário quanto do patrimônio (cultural). O patrimônio da humanidade está em perigo (na Ucrânia)', disse Ernesto Ottone, diretor-geral assistente de cultura da Unesco, em entrevista coletiva.

A primeira lista preliminar da Unesco de locais total ou parcialmente danificados apresentava 29 locais religiosos, 16 edifícios históricos, quatro museus e quatro monumentos.

A chefe da Unesco, Audrey Azoulay, escreveu ao chanceler russo Sergei Lavrov no início de março para lembrá-lo de que a Rússia é signatária da convenção para a proteção do patrimônio cultural em tempos de guerra, disse a agência.

Mas não houve resposta até agora, acrescentou.

(Reportagem de Elizabeth Pineau)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. patrimonio mundial esta em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.