Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

PEC Emergencial será pauta na próxima semana, diz presidente do Senado

Placeholder - loading - Presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, em Brasília 12/02/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, em Brasília 12/02/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

Por Maria Carolina Marcello e Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta quinta-feira que a chamada PEC Emergencial será pautada no plenário da Casa na próxima semana e que o parecer da proposta deve ser divulgado até a segunda-feira.

Pacheco esteve reunido nesta quinta com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir o auxílio emergencial e contrapartidas para o programa assistencial.

'Ficou ajustado hoje, na reunião de líderes do Senado, que dentre muitos projetos que nós vamos pautar na semana que vem, será pautada a PEC Emergencial', disse o presidente do Senado em pronunciamento após conversa com Guedes e Lira.

'O parecer (da PEC) será apresentado pelo senador Marcio Bittar (MDB-AC) de hoje até segunda-feira e essa aprovação pelo Senado Federal permitirá, através de uma cláusula de orçamento de guerra, uma cláusula de calamidade, que se possa ter a brecha necessária para implantar o auxílio emergencial no Brasil', explicou Pacheco.

O presidente afirmou que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, que traz gatilhos para o teto de gastos, irá permitir a implementação do auxílio emergencial, mas não implica em uma condição.

'O objetivo da reunião foi novamente nós tratarmos a respeito do encaminhamento do auxílio emergencial no Brasil e da contrapartida que estamos buscando fazer --não como condição para a implantação do auxílio emergencial--, mas como uma sinalização positiva de que o Senado e a Câmara têm responsabilidade fiscal', garantiu.

LATERAIS

Em meio ao suspense que tomou conta da Câmara nesta semana, após a prisão de um de seus integrantes --o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) por atacar ministros do Supremo Tribunal Federal--, Lira afirmou que a democracia é 'forjada em firmeza de posição de instituições'. Para ele, a reunião desta quinta configura uma demonstração que a Casa irá 'enfrentar os problemas', e que eles 'se acomodam gradativamente com o tempo'.

Lira garantiu que as pautas tidas como prioritárias continuarão 'firmes' e 'sem obstáculos'.

'Essa reunião de hoje é simbólica, ela demonstra todo o caráter de prioridades das duas Casas, junto com o ministro da Secretaria de Governo, com o ministro Paulo Guedes, a presidente da Comissão de Orçamento do Congresso Nacional, para que nós continuemos a tratar dos assuntos que são importantes para o Brasil', disse o presidente da Câmara, citando PECs, o auxílio emergencial e vacinas como temas essenciais.

'Todos os outros assuntos, eles são laterais', acrescentou o deputado.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pec emergencial sera pauta na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.