Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pedido de criação da CPI da Braskem deve ser lido na terça-feira no Senado

Placeholder - loading - Rachaduras em prédio ligadas à atividade da Braskem em Maceió 27/01/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Rachaduras em prédio ligadas à atividade da Braskem em Maceió 27/01/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O requerimento de criação da CPI da Braskem no Senado deve ser lido na próxima terça-feira no plenário da Casa, no primeiro passo a ser cumprido para que a comissão seja formalizada, informaram duas fontes que acompanham de perto o assunto nesta sexta-feira.

Proposta pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) tem como objetivo apurar a responsabilidade da mineradora no afundamento de solo em diversos bairros de Maceió, que teria ocorrido como consequência da exploração do sal-gema pela empresa.

A comissão também deve se debruçar sobre eventual omissão da Braskem em reparar o município e os moradores da capital alagoana.

A Braskem disse nesta sexta-feira, em nota, que vem implementando, desde o início, ações 'para resolver o tema de forma definitiva e em conformidade com os acordos assinados com as autoridades competentes'. Além disso, a companhia afirmou que realiza ações junto às comunidades dos bairros afetados e que mantém diálogo permanente com todos os envolvidos.

O afundamento do solo em Maceió já fez a petroquímica ter de provisionar 14,3 bilhões de reais nos últimos anos, dos quais 8,2 bilhões de reais já foram desembolsados para ações que incluem recuperação das áreas e indenizações a moradores e poder público, segundo dados da empresa.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), teria se comprometido a fazer a leitura do requerimento em plenário na próxima terça-feira, segundo uma das fontes.

Uma segunda fonte afirmou que há essa previsão.

Após a leitura, é aberto um prazo -- até a meia-noite do dia em que o requerimento foi lido -- para senadores que mudarem de ideia retirarem o seu apoio à comissão. O pedido da CPI conta com mais de 40 assinaturas, bem acima das 27 exigidas pelo regimento.

Cumprida essa etapa, líderes de bancada indicarão nomes de correligionários para integrarem o colegiado, respeitando a regra da proporcionalidade da Casa. Só então é definida uma data para a instalação da CPI, ato que marca o início do funcionamento da comissão em si, quando são eleitos o presidente e o vice-presidente do grupo, e é designado um relator.

Uma das fontes não descarta que o próprio Renan Calheiros assuma a relatoria.

Qualquer CPI tem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, podendo convocar ministros de Estado, tomar o depoimento de qualquer autoridade e inquirir testemunhas, além de requisitar informações ou documentos de qualquer natureza, entre outras atribuições.

Encerrados os trabalhos, a comissão poderá encaminhar as conclusões, se for o caso, ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello; Reportagem adicional de André Romani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pedido de criacao da cpi da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.