Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pequim alerta que restos de foguete podem atingir Mar do Sul da China

Placeholder - loading - Barcos de pesca na província de Hainan, na China 07/04/2016 REUTERS/Megha Rajagopalan
Barcos de pesca na província de Hainan, na China 07/04/2016 REUTERS/Megha Rajagopalan

Publicada em  

PEQUIM (Reuters) - A China alertou que restos de um foguete atingiriam uma área no Mar do Sul da China nesta terça-feira, após o sexto lançamento a patir de seu veículo de lançamento mais poderoso, há 11 dias.

Os destroços do foguete, que geralmente queimam na atmosfera na reentrada, deverão cair na costa da província insular de Hainan, na China, disse a Administração de Segurança Marítima do país asiático.

A China lançou um foguete Longa Marcha 5 em 15 de dezembro a partir de Wenchang, em Hainan. Foi um sexto lançamento deste tipo de foguete desde seu primeiro vôo, em 2016. Uma variante, o Longa Marcha 5B, foi usado anteriormente para lançar a sonda chinesa para Marte e módulos de sua estação espacial.

O lançamento do Longa Marcha 5B em 2021 causou ansiedade especial devido à especulação sobre onde os destroços cairiam. Em 2020, destroços de um Longa Marcha 5B caíram na Costa do Marfim, danificando vários edifícios.

A missão Longa Marcha 5 no início deste mês lançou com sucesso o que a mídia estatal chinesa descreveu como “um satélite ótico de sensoriamento remoto de alta órbita”. O poderoso foguete é normalmente usado para levar cargas muito grandes.

O satélite será usado em levantamentos terrestres, avaliações de rendimento agrícola, gestão ambiental, alertas e previsões meteorológicas e prevenção e socorro de desastres, disse a agência de notícias oficial Xinhua.

A Xinhua também informou que a carenagem da carga útil no topo do foguete era de 18,5 metros, muito mais longa do que os habituais 12,267 metros. Nenhuma imagem do satélite foi divulgada ao público.

A carga útil incomum gerou suposições de que se trata de um satélite de grande altitude, que se manteria acima da Terra em um local fixo, o que permite observar continuamente determinada região a partir de sua posição.

(Reportagem de Ryan Woo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pequim alerta que restos de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.