Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Pesquisa mostra que principal rival da extrema-direita francesa na disputa presidencial pode perder cadeira de prefeito

Pesquisa mostra que principal rival da extrema-direita francesa na disputa presidencial pode perder cadeira de prefeito

Reuters

26/02/2026

Placeholder - loading - Edouard Philippe, prefeito de Le Havre e líder do partido político francês Horizontes, e o deputado Paul Christophe, presidente do grupo parlamentar Horizontes e Independentes, chegam para uma reunião
Edouard Philippe, prefeito de Le Havre e líder do partido político francês Horizontes, e o deputado Paul Christophe, presidente do grupo parlamentar Horizontes e Independentes, chegam para uma reunião

PARIS, 26 Fev (Reuters) - O ex-primeiro-ministro francês ​Édouard Philippe pode perder seu cargo de prefeito da cidade portuária de Le Havre nas eleições municipais do próximo mês, segundo uma pesquisa de opinião, o que representaria um golpe potencial para suas ambições presidenciais para 2027.

Philippe, um político de centro que serviu como primeiro-ministro do presidente Emmanuel Macron até 2020, era ⁠até ⁠agora o nome mais ​bem colocado ‌para derrotar o candidato do partido de extrema-direita Reunião Nacional nas eleições presidenciais do próximo ano, de acordo com a maioria das ⁠pesquisas de opinião.

Segundo a pesquisa OpinionWay para o ​Instituto Hexagone, divulgada na quarta-feira, Philippe ficaria em primeiro ​lugar com 37% no primeiro ‌turno da ​eleição para ⁠prefeito, mas acabaria sendo derrotado pelo candidato comunista Jean-Paul Lecoq no segundo turno.

O próprio Philippe disse recentemente que ​uma derrota nas eleições municipais prejudicaria suas chances na eleição presidencial.

“Se eu não conseguir convencer o povo de Le Havre, apesar de ser seu ​prefeito desde 2010 e de eles me conhecerem bem..., não estarei em boa posição para convencer os franceses”, disse ele à televisão LCI em dezembro.

Philippe tem sido consistentemente apontado nas pesquisas como o nome mais bem colocado para derrotar um candidato de extrema-direita, seja ​Marine Le Pen ou seu protegido Jordan Bardella, mesmo ‌que as pesquisas recentes ⁠tenham sido muito acirradas.

Em uma pesquisa do Ifop em abril passado, ele estava empatado com Bardella ⁠com 50% cada. Uma pesquisa ⁠da Odoxa em novembro ⁠passado mostrou Bardella ⁠vencendo ​com 53%.

(Reportagem de Michel Rose)

((Tradução Redação São Paulo)) REUTERS AC

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.