Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisadores americanos descobrem vacina pode curar diabetes tipo 1

A vacina BCG tem sido usada há décadas para prevenir a tuberculose e pode servir também para doenças autoimunes

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pesquisadores americanos descobrem vacina pode curar diabetes tipo 1"

Publicada em  

Em um estudo recente, um pequeno grupo de pessoas com diabete tipo 1 que recebeu doses da vacina BCG mostraram uma redução significativa do nível de açúcar no sangue para níveis quase normais. E essa mudança durou de cinco a oito anos.

O estudo, que foi publicado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital na revista npj Vaccines, analisou nove pessoas com diabetes tipo 1 que receberam duas doses de vacina para prevenir a tuberculose.

Três anos depois, os níveis de açúcar no sangue dos voluntários caíram mais de 10 por cento e 18 por cento quatro anos após o tratamento. O estudo também demonstrou que os níveis no açúcar permaneceram quase normais por até oito anos.

Esse tipo de vacina, a BCG, tem sido usada há décadas para prevenir a tuberculose, mas os pesquisadores acreditam que o imunizante poderia ser usado também para doenças autoimunes, como o próprio diabetes tipo 1.

O estudo ainda está em andamento, mas, pelo que tudo indica, homens e mulheres não tiveram complicações e estão apresentando um desempenho melhor do que aqueles que receberam medicamento placebo nos testes. Embora todos ainda façam tratamento para a diabetes, eles estão usando cerca de um terço a menos da quantidade de insulina que usavam antes da vacinação.

Ainda não se sabe ao certo por que os efeitos da vacina apareceram alguns anos após a aplicação. “O diabetes não ocorre em um dia, e talvez a reversão não ocorra em um dia”, apontou a principal autora do estudo, a Doutora Denise Faustman, diretora do Laboratório de Imunobiologia do MGH.

Os pesquisadores também estão tentando entender por que a vacina ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Aparentemente, em estudos com cobaias, ela é capaz de aumentar o número de células T protetoras do sistema imunológico, alterando o metabolismo celular, de modo que as células consumam mais açúcar do sangue.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisadores americanos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.