Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisas de boca de urna israelenses dão vantagem a Netanyahu

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pesquisas de boca de urna israelenses dão vantagem a Netanyahu"

Publicada em  

Por Jeffrey Heller

JERUSALÉM (Reuters) - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está a caminho de assegurar o recorde de um quinto mandato com outra coalizão de direita, indicaram pesquisas de boca de urna de TVs israelenses depois que a votação foi encerrada nesta terça-feira, enquanto tanto ele como seu principal adversário declararam vitória.

Netanyahu, no poder consecutivamente desde 2009, está lutando por sua sobrevivência política. O líder do partido de direita Likud enfrenta possíveis indiciamentos em três casos de corrupção, mas tem negado qualquer irregularidade.

Se vencer a eleição, Netanyahu, de 69 anos, se tornará o primeiro-ministro há mais tempo no poder nos 71 anos de história de Israel.

Pesquisas de boca de urna de dois dos três maiores canais de TV de Israel indicaram que o partido Azul e Branco do principal adversário de Netanyahu, Benny Gantz, conquistou um número um pouco maior de cadeiras no Parlamento de 120 membros do que o Likud, enquanto uma terceira pesquisa projetou empate.

Embora nenhum dos dois partidos tenha conquistado uma maioria parlamentar no Knesset, de acordo com as pesquisas de boca de urna, os levantamentos colocam Netanyahu em uma posição mais forte para formar um governo de coalizão com a ajuda de grupos de direita.

Alguns analistas políticos, entretanto, afirmaram ser cedo demais para determinar o resultado, com muitas horas pela frente até que a contagem final seja divulgada.

O Canal 13 previu que Netanyahu pode formar um bloco governista controlando 66 cadeiras, frente a 54 de uma coalizão liderada pelo Azul e Branco com partidos de centro-esquerda e esquerda.

A emissora pública TV Kan afirmou que a diferença será de 64 contra 56 assentos a favor do Likud, enquanto o Canal 12 previu um empate, com 60 assentos cada.

“O bloco de direita liderado pelo Likud obteve uma vitória clara”, disse Netanyahu em comunicado. “Eu começarei a formar um governo de direita com nosso parceiro natural nesta mesma noite.”

Um porta-voz do partido de Gantz declarou: “Nós vencemos. O público israelense falou.”

Ofer Zalzberg, analista sênior do International Crisis Group, disse que o Likud e o Azul e Branco precisarão conhecer o desempenho de partidos menores para saber se conseguiram apoio suficiente para formar uma coalizão.

“É mais provável que Netanyahu estabeleça outro governo de direita, mas é preciso esperar e ver”, disse.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisas de boca de urna …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.