Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Petrobras eleva preços nas refinarias; nos postos, gasolina supera nível pré-pandemia

Placeholder - loading - Refinaria da Petrobras em Canoas (RS)  02/05/2019 REUTERS/Diego Vara
Refinaria da Petrobras em Canoas (RS) 02/05/2019 REUTERS/Diego Vara

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras informou nesta terça-feira que o preço do diesel em suas refinarias aumentará 4% em média a partir de quarta-feira, e a cotação da gasolina terá alta de 3%.

A alta programada para quarta-feira ocorrerá após uma redução de 2% no preço da gasolina da Petrobras, anunciada no início do mês. Naquela oportunidade, o diesel ficou estável.

Apesar do aumento, as 'arbitragens continuam muito fechadas', e os preços anunciados seguem abaixo da paridade do mercado internacional, disse o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sergio Araújo, à Reuters.

Segundo ele, atualmente a defasagem média é de 0,06 real por litro para a gasolina e de 0,08 real por litro para o diesel.

A Petrobras defende que seus preços levam em conta a chamada paridade de importação, impactada por fatores como as cotações internacionais do petróleo e o câmbio.

Nesta terça, o petróleo Brent fechou em alta de 0,93%, a 50,76 dólares por barril, ampliando uma sequência de ganhos impulsionada pelo otimismo relacionado à vacinação contra a Covid-19.

Já o dólar recuou 0,77% frente à moeda brasileira, terminando o dia cotado a 5,0873 reais.

ALTA NOS POSTOS

Nos postos de combustíveis do Brasil, o valor dos combustíveis segue com tendência de alta, embora os repasses dos reajustes da estatal aos consumidores finais não seja imediato, dependendo de uma série de fatores, como margem de distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro.

Um levantamento publicado nesta terça-feira pela empresa de soluções de gestão de frotas ValeCard indicou que o preço médio da gasolina nos postos brasileiros subiu 1,7% na primeira quinzena de dezembro e superou níveis vistos antes da pandemia de coronavírus.

De acordo com a pesquisa, que tem como base o uso do cartão de abastecimento da ValeCard em cerca de 20 mil estabelecimentos credenciados, o preço médio do combustível atingiu 4,709 reais por litro no período, maior nível desde janeiro.

A pesquisa de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgada às sextas-feiras, também tem apontado para uma elevação nos valores médios do diesel e gasolina.

(Por Roberto Samora, com reportagem adicional de Gabriel Araujo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. petrobras eleva precos nas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.