Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Petrobras supera expectativa com lucro de R$42,86 bi no 2º tri

Placeholder - loading - Logo da empresa de petróleo, Petrobras, no Rio de Janeiro, Brasil. 16/10/2019  REUTERS/Sergio Moraes
Logo da empresa de petróleo, Petrobras, no Rio de Janeiro, Brasil. 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marta Nogueira e Roberto Samora

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras teve lucro líquido de 42,855 bilhões de reais no segundo trimestre, ante perda de 2,7 bilhões de reais no mesmo período do ano passado, informou a companhia nesta quarta-feira, diante de um forte avanço dos preços do petróleo e de alta nas vendas de combustíveis.

O valor superou com folga estimativa de analistas feita pela Refinitiv, que havia previsto lucro líquido de 30,7 bilhões de reais.

O petróleo Brent teve média de 68,83 dólares por barril no segundo trimestre, alta de 135,7% ante o mesmo período do ano passado, quando o mundo sentia efeitos mais fortes da pandemia, apontou a Petrobras.

O avanço dos preços ocorreu ainda enquanto as exportações de petróleo subiram 8% na comparação com um ano antes, para 743 mil barris por dia, em meio a uma menor carga nas refinarias devido a manutenções neste trimestre.

As vendas de derivados do petróleo no mercado interno também cresceram, somando 1,759 milhão de barris por dia no segundo trimestre, alta de 17,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com a alta nos preços, a receita líquida atingiu 110,710 bilhões de reais no segundo trimestre, alta de 117,5% em relação ao mesmo período de 2020.

No primeiro trimestre deste ano, o lucro líquido havia sido de 1,167 bilhão de reais. O avanço na comparação trimestral refletiu maiores margens de derivados, maiores volumes de vendas de óleo e derivados no mercado interno e de exportações, ganhos cambiais devido à valorização do real frente ao dólar.

O lucro também teve a contribuição de reversão de baixa contábil de 1,6 bilhão de reais com destaque para a BR Distribuidora , refletindo a precificação da oferta pública de ações.

Excluindo efeitos não recorrentes, o lucro líquido da empresa teria sido de 40,7 bilhões de reais.

'Continuamos trabalhando duro, amparados em decisões absolutamente técnicas; evoluindo e tornando-nos mais fortes para melhor investir, suprir um mercado cada vez mais exigente e gerar prosperidade para nossos acionistas e para a sociedade', disse no relatório o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna.

O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado somou 61,938 bilhões de reais entre abril e junho, alta de 148% na comparação anual.

Diante dos resultados, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou a antecipação do pagamento de remuneração ao acionista referente ao exercício de 2021 no montante de 31,6 bilhões de reais, com a União garantindo mais de 15 bilhões no ano.

A empresa ponderou no relatório financeiro que 2021 'ainda é um ano de transição, em que a Petrobras ainda dedica grande parte de sua geração de caixa ao pré-pagamento da dívida, com o objetivo de atingir a dívida bruta de 60 bilhões de dólares'.

No segundo trimestre, a empresa reduziu em 27,5 bilhões de dólares a dívida bruta na comparação anual, alcançando 63,7 bilhões de dólares ao final do período.

(Com reportagem adicional de Gram Slattery no Rio de Janeiro)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. petrobras lucra r42855 bi no …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.