Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Petrobras tem queda na produção e exportação no 4º tri; mercado interno melhora

    Placeholder - loading - Plataforma da Petrobras na bacia de Santos, litoral do Rio de Janeiro  05/09/2018 REUTERS/Pilar Olivares
    Plataforma da Petrobras na bacia de Santos, litoral do Rio de Janeiro 05/09/2018 REUTERS/Pilar Olivares

    Publicada em  

    Atualizada em  

    Por Marta Nogueira e Roberto Samora

    RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras registrou uma queda na produção e na exportação de petróleo no quarto trimestre, diante de um aumento de paradas programadas para manutenção de plataformas e de uma recuperação da demanda interna por combustíveis, informou a companhia nesta terça-feira.

    Em seu relatório de produção, a Petrobras ainda confirmou recordes de produção e exportação de petróleo em 2020, com suporte de demanda da China, enquanto o consumo interno foi pressionado pelo impacto da Covid-19 em boa parte do ano. [nL1N2JI39Z]

    A produção de óleo e LGN da companhia no Brasil no quarto trimestre foi de 2,135 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), queda de 9,7% ante o terceiro trimestre e de 10,8% na comparação com o mesmo trimestre de 2019.

    Já a produção total de petróleo e gás da Petrobras atingiu 2,682 milhões de barris de óleo equivalente no quarto trimestre, queda de 9,1% na comparação com o terceiro trimestre e de 11,3% ante o mesmo período do ano passado.

    Segundo a Petrobras, paradas para manutenção de plataformas foram concentradas no quarto trimestre, uma vez que grande parte da campanha de manutenção não pôde ser executada no segundo e terceiro trimestre, devido à pandemia.

    As exportações de petróleo registraram média de 618 mil bpd no último trimestre do ano, uma queda de 16,6% em relação ao terceiro trimestre e de 4,5% ante o mesmo período de 2019, com a recuperação do mercado doméstico.

    'As exportações caíram devido à retomada do mercado interno, porém permaneceram em nível elevado', afirmou a petroleira.

    'Em janeiro continuamos com uma ótima performance em exportações de petróleo, batendo mais um recorde, no terminal de Angra dos Reis, de 19,3 milhões de barris de petróleo exportados...', disse a petroleira.

    O recorde anterior, em maio de 2020, foi de 18,7 milhões de barris.

    Já a importação de petróleo atingiu 112 mil barris por dia no quarto trimestre, aumento de 28,7% ante o terceiro trimestre e queda de 27,3% na comparação anual. No ano, a importação caiu 42,3%, para 97 mil barris ao dia.

    VENDAS INTERNAS

    O fator de utilização do parque de refino da petroleira foi de 82% no quarto trimestre, ante 83% no terceiro trimestre e de 79% em 2020.

    O volume total de vendas das refinarias no mercado interno cresceu 2,1% no quarto trimestre ante o mesmo período de 2019.

    No ano, apesar da recuperação do mercado no segundo semestre, houve queda de 5,1% no volume de vendas em relação a 2019, em função dos impactos na demanda decorrentes da pandemia, principalmente no segundo trimestre.

    As vendas de diesel do quarto trimestre registraram leve crescimento de 0,7% em relação ao terceiro trimestre e 8,2% com relação ao quarto trimestre de 2019.

    'Importante ressaltar que geralmente no quarto trimestre as vendas são inferiores às do terceiro, em função da sazonalidade do consumo. Contudo, as vendas de diesel do quarto trimestre não acompanharam a sazonalidade típica, devido aos leilões realizados', disse a Petrobras.

    Houve também impacto do menor teor médio obrigatório na mistura de biodiesel no diesel entre os trimestres, que foi de 11,3% na média do 3T20 para 10,7% na média do 4T20, em virtude das reduções temporárias de teor obrigatório de biodiesel.

    As vendas de gasolina no quarto trimestre registraram crescimento de 3,2% em relação ao terceiro trimestre, seguindo a sazonalidade típica do último trimestre. Ante o mesmo período de 2019, houve alta de 0,8%. De um ano completo para o outro, as vendas do combustível tiveram retração de 9,3%, devido às restrições à mobilidade impostas pela pandemia.

    (Por Marta Nogueira, Gram Slattery e Roberto Samora, em São Paulo)

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. petrobras tem queda na …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.