Petróleo sobe levemente enquanto mercado avalia riscos crescentes de oferta
Petróleo sobe levemente enquanto mercado avalia riscos crescentes de oferta
Reuters
18/12/2025
Por Arathy Somasekhar
HOUSTON, 18 Dez (Reuters) - Os preços do petróleo ficaram marginalmente mais altos nesta quinta-feira, com os investidores avaliando a probabilidade de novas sanções dos Estados Unidos contra a Rússia e os riscos de abastecimento representados por um bloqueio dos petroleiros venezuelanos.
O petróleo Brent fechou com alta de 0,2%, a US$59,82 por barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate dos Estados Unidos subiu 0,4%, a US$56,15 por barril.
'Os futuros do petróleo estão tentando encontrar apoio no bloqueio das exportações venezuelanas de petróleo, que, se continuar, provavelmente fará com que a produção na área seja fechada, sem destinos para onde enviar', disse Dennis Kissler, vice-presidente sênior de negociações da BOK Financial.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que acredita que as negociações para acabar com a guerra na Ucrânia estão 'chegando perto de algo' antes de uma reunião dos EUA com autoridades russas neste fim de semana.
Os EUA estão preparando outra rodada de sanções contra o setor de energia da Rússia, caso Moscou não concorde com um acordo de paz com a Ucrânia, informou a Bloomberg na quarta-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto. Um funcionário da Casa Branca disse à Reuters que Trump não havia tomado nenhuma decisão sobre as sanções russas.
'Se não houver um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia, os ataques à Rússia podem aumentar, restringindo rapidamente os suprimentos e, se acrescentarmos o bloqueio ao petróleo venezuelano, os preços do petróleo podem muito bem estar um pouco subvalorizados aqui', disse Kissler.
(Reportagem de Enes Tunagur, Stephanie Kelly e Colleen Howe)
Reuters

