Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Petróleo tem alta semanal, mas permanece sob pressão de aumento de oferta

Petróleo tem alta semanal, mas permanece sob pressão de aumento de oferta

Reuters

16/05/2025

Placeholder - loading - FILE PHOTO: A view shows disused oil pump jacks at the Airankol oil field operated by Caspiy Neft in the Atyrau Region, Kazakhstan April 2, 2025. REUTERS/Pavel Mikheyev/File Photo
FILE PHOTO: A view shows disused oil pump jacks at the Airankol oil field operated by Caspiy Neft in the Atyrau Region, Kazakhstan April 2, 2025. REUTERS/Pavel Mikheyev/File Photo

Por Arathy Somasekhar

HOUSTON (Reuters) - O petróleo subiu nesta sexta-feira, registrando também a segunda semana consecutiva de ganhos com a diminuição das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, embora os preços tenham sido contidos pelas expectativas de maior oferta do Irã e da Opep+.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam com alta de 1,4%, a US$65,41 por barril, enquanto os contratos futuros do petróleo West Texas Intermediate dos EUA subiram 1,4%, a US$62,49.

Os contratos de referência registraram um aumento semanal de 1% e 2,4%, respectivamente.

Os contratos caíram mais de 2% na sessão anterior, devido à perspectiva de um acordo nuclear com o Irã, que poderia resultar em uma flexibilização das sanções, o que poderia fazer com que o petróleo iraniano voltasse ao mercado global.

'Os aumentos esperados na produção de petróleo da Opep+, juntamente com um acordo nuclear iraniano mais provável, fizeram ressurgir (expectativas baixista)', disse Dennis Kissler, vice-presidente sênior de negociação da BOK Financial.

'A curto prazo, com o arrefecimento das temperaturas geopolíticas, será necessária uma forte demanda sazonal de viagens nos próximos meses para contrabalançar os aumentos esperados na oferta', acrescentou Kissler.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quinta-feira que os EUA estavam se aproximando de um acordo nuclear com o Irã, com Teerã 'mais ou menos' concordando com seus termos. No entanto, uma fonte familiarizada com as negociações disse que ainda havia questões a serem resolvidas.

Os analistas do ING escreveram em uma nota que um acordo nuclear que suspenda as sanções permitiria que o Irã aumentasse a produção de petróleo, resultando em oferta adicional de cerca de 400.000 barris por dia.

(Reportagem de Anna Hirtenstein e Robert Harvey em Londres. Reportagem adicional de Colleen Howe, em Pequim, e Siyi Liu, em Cingapura)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.