Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pharrell Williams completa 50 anos: Confira a homenagem especial da Antena 1

Descubra mais da trajetória de um dos maiores artistas da atualidade

Placeholder - loading - Pharrell Williams completa 50 anos.Divulgação
Pharrell Williams completa 50 anos.Divulgação

Publicada em  

Para quem não o conhece, Pharrell Williams é um artista faz-tudo! É um produtor musical, cantor, compositor, musicista e estilista norte americano. Ao longo da vida, trabalhou diretamente com a música Soul, Hip Hop, Funk e R&B. Hoje, 05 de abril, o hitmaker completa cinco décadas na terra, fazendo história por onde passa.

Sua trajetória musical começou oficialmente na década de 1990, quando formou o grupo de R&B, The Neptunes com os amigos Chad Hugo, Shay Haley e Mike Etheridge. Depois de alguns anos, em 1994, Hugo e Williams se dedicaram a produção musical juntos e trabalharam em projetos como o “Tonight’s The Night” do grupo Blackstreet.

A dupla de produtores se auto intitulou The Neptunes (mesmo nome do grupo inicial) e a fama começou a crescer rapidamente. Contudo, o ponto de virada deles aconteceu em 2001. Tiveram um reconhecimento mundial por conta da produção do single de Britney SpearsI’m a Slave 4 U”. Pharrell originalmente tinha oferecido o sucesso para Janet Jackson, porém ela recusou porque achou que seus vocais não encaixariam na melodia. A canção gravada por Spears entrou na Billboard Hot 100.

Outro marco deles nesse período foi “Hot in Herre” do Nelly. A música foi marcante para o R&B dos anos 2000 e atingiu a primeira posição na parada dos Estados Unidos. 2003 foi o ano deles. Pharrell e Hugo foram nomeados como "Produtores do Ano" pelo Billboard Music Awards e Source Awards (premiação voltada para artistas de Hip Hop e R&B).

Uma pesquisa realizada em agosto daquele ano os considerou como produtores de quase 20% das músicas tocadas nas rádios britânica. Outra similar, feita nos Estados Unidos, chegou no resultado de 43%. Além dessa parceria, naquele momento produziram os hits “Rock Your Body” de Justin Timberlake, “Milkshake” da Kelis e em seguida “Drop It like It’s Hot” de Snoop Dogg.

Williams especificamente, chamou muita atenção do público, por conta de laços estava construindo com Jay-Z. Produziu vários singles de sucesso para ele. Entre elas, duas faixas em seu “The Black Album”.

Parceiras com grandes nomes se tornou algo corriqueiro para Pharrell. Um dos maiores projetos que produziu foi um remix da canção do Daft Punk, "Harder, Better, Faster, Stronger" para o álbum “Daft Club” (2003). Na faixa, Williams faz uma breve seção de Rap.

Dez anos depois, o produtor também participou no disco “Random Access Memories” (2013), entrando nas faixas “Lose Yourself to Dance” e “Get Lucky”. A última canção citada foi uma parceria entre a dupla francesa, Pharrell e o grande guitarrista Nile Rodgers. Em conjunto, escreveram a letra e desenvolveram o sucesso, mundialmente aclamado. Nesse projeto, Daft Punk venceu o Grammy de 2014 nas categorias de Melhor Apresentação de Dupla/Grupo e Gravação do Ano e Pharrell foi homenageado e intitulado como o produtor do ano.

Em paralelo a isso, começou a expandir para a área de trilha sonora. Em 2010, conseguiu trabalhar no repertório do filme Meu Malvado Favorito. Depois que entrou no projeto e ele se tornou um sucesso de bilheterias, também participou das continuações da animação.

A trilha do segundo filme se destacou por conta de uma canção composta e produzida pelo próprio. “Happy”, lançada junto com o filme em 2013, foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original. Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, a canção se consagrou como o single mais vendido na parada de meio de ano 2014. Atingiu o topo de paradas de 25 países, ficando na Billboard Hot 100 por dez semanas consecutivas. A música é tão viciante que quando você escuta uma vez, não sai mais da cabeça!

Depois desse sucesso trabalhando em trilhas, produziu músicas para os filmes O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014), O Rei Leão (2019) e Sing 2 (2022). Confira a faixa “I Say A Little Prayer” na programação da Antena 1:

Atualmente, ele expandiu seu império. É dono de uma empresa de mídia que engloba entretenimento, música, moda e arte chamada ‘i am OTHER’. Também tem uma gravadora que serve como uma abrangência para todos seus empreendimentos, incluindo as empresas de vestuário Billionaire Boys Club e Ice Cream. Este ano, Williams foi convidado para ser o novo diretor criativo do masculino da Louis Vuitton. Como foi dito no início, ele faz tudo!

Foto utilizada pela Louis Vuitton para anunciar o novo cargo de Pharrell na empresa. Divulgação
Toque para aumentar

Veja também:

ANIVERSÁRIO MARVIN GAYE: CONFIRA A HOMENAGEM ESPECIAL DA ANTENA 1

'JUST THE WAY YOU ARE': BARRY WHITE ENCONTRA O SOUL EM BILLY JOEL

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pharrell williams completa 50 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.