alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1
    Veja todas as Notícias.

    Planeta e estrela são batizados de Guarani e Tupi

    Os nomes foram escolhidos pelos brasileiros e batizado pela União Astronômica Internacional (IAU)

    Placeholder - loading - news single img
    O planeta “HD 23079 b” se chama “guarani” e sua estrela hospedeira “tupi”

    Publicada em  

    Guarani e Tupi são os nomes de um planeta e de uma estrela, respectivamente. O anúncio oficial acontece nesta terça-feira (17), em Paris. Os nomes foram escolhidos pelos brasileiros e batizado pela União Astronômica Internacional (IAU).

    O batismo dos exoplanetas, aqueles que são localizados fora do Sistema Solar, contou com representantes de 110 países. Agora, o planeta “HD 23079 b” se chama “guarani” e sua estrela hospedeira, denominada antes como “HD 23079”, passa a ser “tupi”.

    Ambos fazem parte da constelação Retículo.  A escolha dos nomes pertence a campanha Name ExoWords, que marca os 100 anos da IAU.

    Para a escolha dos nomes, astrônomos e cientistas brasileiros selecionaram 28, sendo 14 pares, de nomes populares pertencentes a cultura do Brasil.

    Alguns nomes propostos, foram: Arara e Sabiá; Caipora e Curupira; Capitu e Bentinho; Dandara e Zumbi; Iara e Saci.

    A população brasileira participou de todo o processo, que chegou a quase mil ideias de nomes. No total, foram contabilizados 7 mil votos. Guarani e Tupi, que representa os povos indígenas, ganharam com 15%.

    Os 110 países participantes, também puderam escolher os nomes de 100 planetas e de suas estrelas.

    A Irlanda, por exemplo, aprovou os nomes Bran e Tuiren, em homenagem aos cães mitológicos. Já a Jordânia decidiu usar o nome de cidades antigas e protegidas ao sul do país: Wadirum e Petra. Os nomes da língua malaia, Baiduri e Itan foram a escolha da Malaisia.

    A IAU reúne mais de 13 mil astrônomos de 100 países. A organização é a autoridade que escolhe os nomes e as designações de corpos celestes.

    1. Home
    2. noticias
    3. planeta e estrela sao …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.