Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Polícia da Índia detém estudantes reunidos para assistir a documentário da BBC sobre Modi

Placeholder - loading - Primeiro-ministro indiano, Narendra Modi 16/11/2022 REUTERS/Willy Kurniawan/Pool
Primeiro-ministro indiano, Narendra Modi 16/11/2022 REUTERS/Willy Kurniawan/Pool

Publicada em  

Por Shivam Patel e Sudipto Ganguly

NOVA DÉLHI (Reuters) - Estudantes foram detidos pela polícia de Nova Délhi, nesta quarta-feira, enquanto se reuniam para assistir a um documentário recente da BBC sobre o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que a Índia rejeitou como propaganda e vetou sua transmissão e compartilhamento nas redes sociais.

O episódio acontece após distúrbios semelhantes em reuniões de estudantes nesta semana, algumas das quais se tornaram violentas, para assistir ao documentário que questiona a liderança de Modi durante tumultos violentos duas décadas atrás, enquanto seus adversários levantam questões sobre a censura do governo.

Modi, que almeja um terceiro mandato nas eleições do ano que vem, era o ministro-chefe de Gujarat em fevereiro de 2002, quando uma multidão muçulmana ateou fogo a um trem que transportava peregrinos hindus, iniciando um dos piores surtos de derramamento de sangue por motivos religiosos na história da Índia independente.

Em ataques de represália em todo o Estado, pelo menos 1.000 pessoas foram mortas, a maioria formada por muçulmanos, enquanto multidões percorriam as ruas durante dias buscando integrantes do grupo minoritário. Ativistas estimam o número de vítimas em cerca de 2.500, mais do que o dobro da cifra oficial.

O governo disse que o documentário da BBC 'India: The Modi Question', lançado na semana passada, é uma 'peça de propaganda' tendenciosa e bloqueou o compartilhamento de qualquer clipe dele nas redes sociais.

A Federação dos Estudantes da Índia (SFI) disse na quarta-feira que planeja exibir o documentário em todos os estados indianos.

'Eles não vão parar a voz da dissidência', disse Mayukh Biswas, secretário-geral do SFI, a ala estudantil do Partido Comunista da Índia (marxista).

Antes de uma dessas exibições na universidade Jamia Millia Islamia, em Delhi, 13 estudantes foram detidos em meio a uma forte mobilização policial. A universidade culpou os alunos por criarem uma 'confusão na rua' e disse que eles não tinham permissão para realizar o evento, disse a polícia.

(Reportagem de Shivam Patel, em Nova Délhi, e Sudipto Ganguly, em Mumbai; reportagem adicional de Krishn Kaushik)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. policia da india detem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.