Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Por agenda positiva para Lula, governo investe em retomada de obras e programas

Placeholder - loading - Lula em Brasília nesta segunda-feira  13/02/2023 REUTERS/Adriano Machado
Lula em Brasília nesta segunda-feira 13/02/2023 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) -O governo federal vai investir em uma agenda de retomada de programas nas próximas semanas, com a previsão de viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para relançar iniciativas e retomar ações deixadas de lado pelo governo anterior, disseram fontes ouvidas pela Reuters, em busca de uma sequência de notícias positivas para os primeiros 100 anos de gestão.

O cronograma foi apresentado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, na reunião do diretório nacional do PT, na manhã desta segunda-feira. A sequência de ações começou na semana passada, com o lançamento do mutirão de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde, no Rio de Janeiro, continuou nesta segunda, com a retomada do programa pró-catador, de formação e inclusão para catadores de materiais recicláveis.

'Foi uma orientação do presidente. Ele quer a cada semana ter a retomada de um programa que foi abandonado ou cancelado', disse uma das fontes.

Uma das principais apostas do governo nessa etapa de 'boas notícias' é a retomada de obras, incluindo o programa Minha Casa, Minha Vida. Nesta terça, Lula vai a Bahia para uma primeira entrega de casas que estavam prontas desde 2014, mas não tinham sido repassadas às famílias pela falta de obras de acesso até elas.

A conta do governo é que existem, hoje, 174 mil unidades do MCMV com 90% ou mais de conclusão e que podem ser entregues nos próximos meses.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que pretende realizar a contratação de 2 milhões de moradias até 2026 no âmbito do programa, sendo 50% para a Faixa 1, que será voltada para famílias com renda bruta de até 2.640 reais.

A Faixa 1, que tem grande parte dos custos subsidiados pelo governo, fora descontinuada a partir do governo de Michel Temer e agora será retomada.

Também esta semana, na quarta-feira, o presidente assina em Sergipe a retomada das obras de duplicação da BR 101 -- também esforço do governo de tentar construir uma agenda positiva mesmo num cenário de aperto orçamentário e sem grandes expectativas positivas na economia.

Depois do Carnaval, está previsto que Lula relance o programa de cisternas na região nordeste Água para Todos, também abandonado no governo de Jair Bolsonaro, e a retomada de obras na área de educação. A conta do atual governo é de que pelo menos 4 mil escolas e creches estão paradas, mas próximas de serem finalizadas.

Também nas próximas semanas está previsto o lançamento do novo Bolsa Família. A reestruturação do programa prevê o pagamento dos 600 reais, mais 150 reais por criança até 6 anos, mas também a retomada das chamadas condicionalidades, medidas que devem ser tomadas pelas famílias para continuar recebendo o pagamento. Entre elas, manter as crianças matriculada na escola e as vacinações em dia.

O governo vem fazendo um pente fino nos atuais pagamentos. Há indícios de irregularidades na ampliação feita pelo governo anterior, com pagamentos indevidos a cerca de 2,5 milhões de pessoas.

(Reportagem de Lisandra ParaguassuEdição Flávia Marreiro e Pedro Fonseca)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. por agenda positiva para lula …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.