Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Por que as crianças precisam se exercitar?

Especialistas do exterior apontam os efeitos positivos das atividades físicas para o público infantil e dão dicas de como introduzir esse costume saudável

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Por que as crianças precisam se exercitar?"

Publicada em  

De acordo com publicação do jornal espanhol ‘’El Mundo’’, é muito importante que os pequenos tenham o hábito de praticar uma modalidade esportiva, pois isso interfere em diversas partes do organismo.

Segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, esse tipo de tarefa colabora, por exemplo, para o adequado desenvolvimento do sistema locomotor, o que inclui- ossos, músculos e articulações. Além disso impacta positivamente no sistema cardiovascular (coração e pulmões) e auxilia a aprender a controlar o sistema neuromuscular. Outro benefício é que se exercitar pode contribuir para que aquele indivíduo mantenha o peso corporal saudável ao longo de toda a vida.

Essas atividades, também, ajudam a aprimorar a saúde mental, exercendo boa influência na mente, já que fornecem ferramentas para um melhor controle da ansiedade e da depressão. E contribuem para o desenvolvimento social dos jovens, fomentam a autoconfiança, integração e interação social.

O ideal, conforme o órgão global, é que meninos e meninas entre cinco e 17 anos, façam ao menos, 60 minutos de exercícios diariamente de intensidade moderada a vigorosa para manter um estilo de vida saudável. O indicado são atividade aeróbicas, como, caminhada, corrida, andar de bicicleta, futebol, patinação. Outra opção que deveria ser aderida é a prática de tarefas as quais reforcem os músculos e ossos, por um período de no mínimo- três vezes semanais.

Porém, um dado do ''American College of Sports Medicine’’ mostrou que há muitas crianças sedentárias e que a situação está alarmante, de modo que, se continuar assim, essa geração poderia ser a primeira a viver cinco anos a menos do que os pais.


Então, já sabe, se tem filhos, incentive o pequeno a ter uma vida fisicamente ativa desde cedo. É claro que, de acordo com os especialistas do exterior, se o adulto já tiver esse hábito incluído no cotidiano, tudo pode ficar ainda mais fácil.

"É necessário dar o exemplo. As crianças são esponjas que absorvem tudo que há ao redor. Se sempre observam os pais sentados mexendo no smartphone, eles, certamente, farão o mesmo’’, coloca Martín Giacchetta, treinador espanhol.

Outro conselho fornecido pelo profissional é não colocar imposições: ''Não obrigue o seu filho a fazer nada do que não gosta, pois se fizer isso, ele vai acabar deixando tudo de lado com o tempo’’, aponta.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. por que as criancas precisam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.