Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Por que os vírus sofrem mutação?

Mutações do novo coronavírus, como a que surgiu recentemente no Reino Unido, preocupam a Europa. Mas qual o impacto que uma nova cepa viral pode ter sobre o corpo humano?

Publicada em  

Transcrito:

Por que vírus sofrem mutação?

Os vírus podem se reproduzir muito rapidamente. Para se replicar, eles introduzem seu material genético na célula do seu hospedeiro, onde é copiado. Erros durante o processo de cópia podem causar pequenas alterações no material genético. Assim, o vírus sofre mutação.

Como as mutações influenciam o vírus original?

As mutações podem, por exemplo, alterar a estrutura do envelope viral e influenciar quais órgãos serão atacados pelo vírus. Por exemplo os pulmões, ou a garganta. Se a alteração genética ajuda o vírus a se espalhar, ela prevalece. Quanto melhor for a transmissão viral, menos provável é que novas mutações adicionem qualquer melhoria. Mas muitas mutações isoladas não são tão ínfimas que realmente não importam.

O que as mutações virais significam para os seres humanos?

Se uma nova variante começa a dominar, isso não significa necessariamente que o vírus será mais perigoso para os humanos. Na verdade, vírus menos agressivos costumam ter uma transmissão mais alta. Muitas pessoas vão trabalhar apesar de um resfriado. Quando tem gripe, as pessoas ficam em casa. Isso pode limitar a transmissão e retardar a propagação do vírus.

Veja também:

Esperança para as crianças em meio à guerra civil em Camarões

Alemanha inicia vacinação contra a COVID-19

Escrito por DW

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. por que os virus sofrem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.