Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Preços ao produtor da zona do euro caem pelo quinto mês consecutivo em fevereiro

Placeholder - loading - Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha 27/04/2020.    Swen Pfoertner/Pool via REUTERS
Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha 27/04/2020. Swen Pfoertner/Pool via REUTERS

Publicada em  

BRUXELAS (Reuters) - Os preços ao produtor da zona do euro caíram pelo quinto mês consecutivo e mais do que o esperado em fevereiro, quase inteiramente devido à queda nos preços da energia.

A agência de estatísticas da UE, Eurostat, disse nesta terça-feira que os preços nos portões das fábricas nos 20 países que usam o euro caíram 0,5% no comparativo mensal em fevereiro, para um aumento de 13,2% na base anual.

Isso marca uma desaceleração constante em relação ao pico de 43,4% em agosto, quando os preços da energia estavam mais que o dobro do nível do ano anterior.

Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda mensal nos preços de 0,3% e uma desaceleração em relação ao ano anterior para 13,3%.

Os preços da energia caíram 1,6%, embora ainda tenham subido 17,4% em relação ao ano anterior, quando a Rússia invadiu a Ucrânia.

Sem os preços voláteis de energia, a inflação ao produtor subiu 0,2% na comparação mensal e 10,2% na anual.

Os preços ao produtor são um sinal precoce das tendências inflacionárias porque suas mudanças geralmente são transferidas para os consumidores finais.

A inflação ao consumidor caiu para 6,3% em março, mas a inflação subjacente atingiu um novo recorde histórico. O Banco Central Europeu quer manter a inflação em 2,0% e tem aumentado repetidamente as taxas de juros para conter o crescimento dos preços.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. precos ao produtor da zona do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.