Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Prefeitura do RJ vai cobrar taxas de patinetes e limita velocidade 'para iniciantes'

Placeholder - loading - Patinetes elétricos acumulados em rua de Paris REUTERS/Christian Hartmann
Patinetes elétricos acumulados em rua de Paris REUTERS/Christian Hartmann

Publicada em  

Atualizada em  

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O uso de patinetes elétricos na cidade do Rio de Janeiro passará a ter regras após um decreto publicado pela prefeitura nesta quarta-feira que veda a circulação dos equipamentos nas calçadas, estabelece idade mínima de 18 anos para uso e prevê uma velocidade menor para iniciantes.

As regras também obrigam as empresas que exploram o serviço a pagar para a prefeitura percentual da receita e parte dos ganhos com publicidade.

O decreto, que foi publicado no diário oficial do município, fixa velocidade máxima de 20 quilômetros por hora para a circulação de patinetes em ciclovias e ciclofaixas na cidade. Os equipamentos poderão circular em ruas desde que o limite de velocidade das vias seja de 40 quilômetros por hora. Acima disso, a circulação de patinetes fica proibida.

O texto também prevê que condutores iniciantes terão um limite de velocidade menor, de até 12 quilômetros por hora.

A prefeitura disse que um grupo de trabalho foi montado para analisar pontos do decreto e o nível de qualificação de iniciante é um deles. As multas previstas chegam a 20 mil reais.

As empresas de patinetes terão que se cadastrar e ter permissões da prefeitura para atuar na cidade e ainda pagar taxas à prefeitura pela exploração do serviço, segundo o decreto do prefeito Marcelo Crivella, que no final de junho teve processo de impeachment arquivado pela câmara de vereadores carioca.

'O prec?o pu?blico a ser pago mensalmente pelas operadoras credenciadas fica fixado em 1,5 por cento da receita bruta auferida pela operadora com a utilizac?a?o de seus patinetes no a?mbito do munici?pio', afirma o texto. Ale?m do prec?o pu?blico, as empresas operadoras tambe?m terão que pagar taxa relacionada à 'explorac?a?o de receita publicita?ria no valor 36 reais por patinete', diz o decreto.

A fiscalização dessas e outras regras será feita por órgãos municipais e inicialmente ela será educativa. Mas à frente, haverá punição financeira.

A assembleia legislativa do Estado chegou a aprovar dois projetos de lei com regras para patinetes, mas logo em seguida o governador fluminense Wilson Witzel afirmou que pretendia vetar por entender que as regras para transportes são de competência federal.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. prefeitura do rj vai cobrar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.