Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Premiê japonês sai ileso após suspeito lançar 'bomba de fumaça' durante evento de campanha

Placeholder - loading - Primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, discursa durante evento de campanaha em Wakayama 15/04/2023 Kyodo via REUTERS
Primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, discursa durante evento de campanaha em Wakayama 15/04/2023 Kyodo via REUTERS

Publicada em  

Por Kantaro Komiya e Chris Gallagher

TÓQUIO (Reuters) - O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, foi escapou sem ferimentos depois que um suspeito jogou o que parecia ser uma bomba de fumaça em um discurso ao ar livre no oeste do Japão neste sábado.

Kishida se refugiou depois que uma forte explosão foi ouvida enquanto a polícia dominava um homem no local, mostraram imagens da mídia japonesa. Um policial sofreu ferimentos leves no incidente, noticiou o jornal Nikkei, citando a polícia da província de Wakayama.

'A polícia está investigando os detalhes de um barulho alto de explosão no local do discurso anterior', disse Kishida quando retomou seus discursos de campanha. 'Sinto muito por causar preocupação em muitas pessoas. Estamos no meio de uma eleição importante para nosso país. Devemos continuar isto juntos.'

O incidente trouxe lembranças do assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, o líder moderno mais longevo do Japão, que foi baleado com uma arma caseira em julho passado enquanto fazia campanha para uma eleição parlamentar.

O assassinato de Abe chocou o país, onde os crimes com armas de fogo são extremamente raros, e provocou uma revisão da segurança dos políticos, que rotineiramente mantêm contato próximo com o público.

Masato Kaburagi, um trabalhador de 35 anos que testemunhou o incidente, disse à Reuters que a segurança de Kishida ainda parecia frouxa, já que o suspeito foi primeiramente derrubado por outras pessoas que estavam no local.

'Nunca pensei que algo assim acontecesse tão cedo depois do que aconteceu com Abe', disse Kaburagi, que participou do comício com sua esposa e sua mãe. 'Acho que não quero mais ir a esses eventos relacionados à política.'

As eleições para as vagas de várias regiões para a Câmara Baixa do Parlamento do Japão serão realizadas no dia 23 de abril.

O secretário-chefe de Gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que a polícia foi instruída para aumentar a segurança, e que o governo fará o que for necessário para garantir a segurança em uma cúpula do Grupo dos Sete, da qual Kishida será anfitrião no próximo mês, em Hiroshima.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão disse que não haveria mudança no plano de segurança para uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G7 a partir de domingo, na cidade de Karuizawa.

Matsuno disse que o governo esperaria pelos resultados da investigação policial antes de comentar sobre a potencial motivação do suspeito.

(Reportagem de Kantaro Komiya, Chris Gallagher, Elaine Lies, Daniel Leussink e Redação Tóquio)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. premie japones sai ileso apos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.