Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente chinês promete laços mais estreitos com Vietnã em visita de Estado

Placeholder - loading - Presidente chinês Xi Jinping em San Francisco  17/11/2023   REUTERS/Carlos Barria
Presidente chinês Xi Jinping em San Francisco 17/11/2023 REUTERS/Carlos Barria

Publicada em  

Por Francesco Guarascio e Khanh Vu

HANÓI (Reuters) - O presidente chinês, Xi Jinping, iniciou uma visita de dois dias ao Vietnã na terça-feira para melhorar os laços entre os países comunistas três meses depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajou para Hanói, enquanto as principais potências disputam influência na nação do sudeste asiático.

Apesar de seus laços estreitos na frente econômica, os vizinhos têm se desentendido sobre as fronteiras no Mar do Sul da China e têm uma história milenar de conflitos.

Em sua primeira viagem ao Vietnã em seis anos, Xi disse que os países construiriam uma comunidade com um 'futuro compartilhado' durante reunião com o líder do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, informou a emissora estatal chinesa CCTV.

Os diplomatas dos países debateram o termo durante meses, após a relutância inicial de Hanói em usá-lo, segundo autoridades e diplomatas.

A frase chinesa significa literalmente 'destino comum', mas sua tradução em inglês e vietnamita é 'futuro comum', que pode ser visto como menos exigente e deve constar em uma declaração conjunta a ser adotada durante a visita de Xi.

'Uma declaração, muitas traduções', disse um diplomata baseado na capital vietnamita, comentando a interpretação do termo.

Em um comunicado, o Vietnã disse que os dois lados 'trabalhariam em direções, tarefas e medidas para consolidar e desenvolver ainda mais a parceria estratégica abrangente Vietnã-China'.

No entanto, o aumento dos laços seria apenas simbólico, disse Le Hong Hiep, especialista em questões estratégicas e políticas vietnamitas do Instituto Iseas-Yusof Ishak de Cingapura.

'A desconfiança do Vietnã em relação à China é profunda e, do ponto de vista do povo vietnamita, há pouco ou nenhum 'destino compartilhado' entre os dois países enquanto a China continuar a reivindicar a maior parte do Mar do Sul da China', disse ele.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente chines promete …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.