Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente da COP28 apresenta plano para cúpula climática que deve ser 'brutalmente honesta'

Placeholder - loading - Sultan al-Jaber fala em Abu Dhabi  10/5/2023   REUTERS/Abdel Hadi Ramahi
Sultan al-Jaber fala em Abu Dhabi 10/5/2023 REUTERS/Abdel Hadi Ramahi

Publicada em  

Por Kate Abnett e Maha El Dahan

BRUXELAS (Reuters) - Os países na cúpula do clima da ONU deste ano precisam encarar o quanto estão atrasados ​​em relação às metas de mudança climática e concordar com um plano para entrar no caminho certo, disse o novo presidente do evento nos Emirados Árabes Unidos, nesta quinta-feira.

Em discurso de apresentação do plano do país para a cúpula COP28, a ser realizada em Dubai em novembro, Sultan al-Jaber disse que o evento também deve render metas internacionais para triplicar energia renovável, dobrar a economia de energia e a produção de hidrogênio até 2030.

'Precisamos ser brutalmente honestos sobre as lacunas que precisam ser preenchidas, as causas profundas e como chegamos aqui hoje', afirmou Jaber em uma reunião em Bruxelas de ministros e autoridades de países como Brasil, China, Estados Unidos e membros da União Europeia.

'Então precisamos aplicar uma resposta abrangente, voltada para o futuro e orientada para ações para abordar essas lacunas de forma prática', disse ele.

A cúpula COP28 será a primeira avaliação formal do progresso dos países em direção à meta do Acordo de Paris de limitar a mudança climática a 1,5 grau Celsius de aquecimento. As atuais políticas e promessas dos países não atingiriam esse objetivo.

'Não podemos fazer um balanço sem sentido. Trata-se da responsabilidade de nossas atualizações anteriores, presentes e futuras', disse o ministro canadense do Clima, Steven Guilbeault, na reunião de quinta-feira.

A avaliação na COP28 - conhecida como Global Stocktake - aumentará a pressão sobre os principais emissores para atualizar suas ações no sentido de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Jaber disse que todos os governos devem atualizar suas metas de redução de emissões até setembro, o que os Emirados Árabes Unidos fizeram no mês passado.

Jaber, que também é chefe da ADNOC, empresa estatal de petróleo dos Emirados Árabes Unidos, afirmou que a COP28 visa estabelecer ainda um fundo prometido para compensar os países mais pobres onde as mudanças climáticas estão causando danos irreparáveis.

Os países finalmente concordaram nas negociações climáticas da ONU do ano passado em formar o fundo de 'perdas e danos' - mas deixaram as decisões mais difíceis para depois, incluindo quais países deveriam pagar por ele.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente da cop28 apresenta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.