Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Presidente da federação espanhola se recusa a deixar cargo após beijo em jogadora

Presidente da federação espanhola se recusa a deixar cargo após beijo em jogadora

Reuters

25/08/2023

Placeholder - loading - Luis Rubiales em Madri  22/8/2023   REUTERS/Juan Medina
Luis Rubiales em Madri 22/8/2023 REUTERS/Juan Medina

Atualizada em  25/08/2023

Por Fernando Kallas e Emma Pinedo

MADRI (Reuters) - O presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, disse nesta sexta-feira que não vai renunciar diante da pressão de políticos, jogadores, sindicatos e da Fifa por ter beijado a jogadora Jenni Hermoso na boca após a conquista da Espanha na Copa do Mundo feminina.

O governo não pode demitir Rubiales, mas tentará suspendê-lo através de um procedimento legal perante um tribunal desportivo, disse o chefe do conselho desportivo estatal, Victor Francos, aos jornalistas.

'Queremos que tudo isto seja um 'Me Too' do futebol espanhol', afirmou Francos.

Esperava-se que Rubiales renunciasse em uma reunião de emergência da federação nesta sexta-feira, mas em vez disso ele disse que se recusava a ser forçado a sair e reclamou que 'falsas feministas' estavam 'tentando me matar'.

Ele chamou o beijo de um “beijinho” que foi “espontâneo, mútuo, eufórico e consensual”.

'Será que um beijo consensual vai me tirar daqui? Não vou renunciar. Vou lutar até o fim', disse Rubiales, arrancando aplausos do público predominantemente masculino.

As críticas aumentaram ao longo da semana pelo incidente que ocorreu enquanto as jogadoras recebiam suas medalhas depois de derrotar a Inglaterra por 1 x 0 na final da Copa do Mundo, no domingo. Enquanto as jogadoras passavam, Rubiales agarrou Hermoso pela cabeça e deu um beijo em sua boca.

A ministra do Trabalho em exercício, Yolanda Díaz, classificou o discurso do dirigente na sexta-feira como 'inaceitável', escrevendo nas redes sociais: 'O governo precisa agir e tomar medidas urgentes: a impunidade para ações machistas acabou. Rubiales não pode continuar no cargo'.

A ministra interina da Igualdade, Irene Montero, disse que a promotoria e o conselho esportivo CSD deveriam agir para proteger Hermoso.

O episódio do beijo culminou com a abertura de procedimentos disciplinares contra ele pela Fifa na quinta-feira, depois que Hermoso disse em comunicado na quarta-feira que seu sindicato estava trabalhando para defender seus interesses e que tais atos “nunca deveriam ficar impunes”.

Rubiales inicialmente reagiu de forma desafiadora, descrevendo seus críticos como 'idiotas'. Mas ele rapidamente voltou atrás, postando um vídeo de desculpas gravado durante o voo de volta de Sydney.

À medida que se tornou evidente que o pedido de desculpas não tinha ganho força - com o primeiro-ministro Pedro Sánchez descrevendo-o como 'insuficiente' - os líderes regionais da RFEF realizaram uma reunião de crise em Madri na quinta-feira para discutir o futuro de Rubiales e as opções para um potencial sucessor, disse uma fonte à Reuters.

O sindicato dos jogadores de futebol FIFPro afirmou em comunicado que escreveu à Uefa, onde Rubiales é vice-presidente, solicitando que iniciasse um processo disciplinar. A Uefa não quis comentar.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.