Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente da Ucrânia diz ter ouvido que invasão russa pode ocorrer na quarta-feira

Placeholder - loading - Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, durante coletiva ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz 14/02/2022 REUTERS/Valentyn Ogirenko
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, durante coletiva ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz 14/02/2022 REUTERS/Valentyn Ogirenko

Publicada em  

Por Darya Korsunskaya e Natalia Zinets

MOSCOW/KIEV (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta segunda-feira que tinha ouvido que quarta-feira pode ser o dia da invasão russa ao país, e que vai proclamar a data como dia da unidade nacional ucraniana.

Zelenskiy, que vinha minimizando as sugestões de que um ataque é iminente, não disse quem havia sugerido a data de 16 de fevereiro. No entanto, vários veículos de comunicação dos Estados Unidos relataram na semana passada que Washington acredita que essa é a data em que as forças russas estariam prontas se o presidente Vladimir Putin desse a ordem de invasão.

'Eles nos disseram que 16 de fevereiro será o dia do ataque. Faremos dele um dia de unidade', disse Zelenskiy em um discurso em vídeo para a nação. 'Eles estão tentando nos assustar, indicando mais uma vez uma data para o início da ação militar'.

Um decreto foi assinado para que sejam penduradas bandeiras nacionais e usadas faixas amarelas e azuis naquele dia, acrescentou.

A Rússia sugeriu nesta segunda-feira que está pronta para continuar conversando com o Ocidente para tentar desarmar a crise de segurança, enquanto os Estados Unidos disseram que Moscou estava aumentando sua capacidade militar a cada dia para um potencial ataque à Ucrânia.

A Rússia tem mais de 100.000 soldados reunidos perto da fronteira da Ucrânia. Moscou nega as acusações ocidentais de que está planejando uma invasão, mas diz que poderia tomar medidas 'militar-técnicas' não especificadas, a menos que uma série de exigências seja atendida, incluindo impedir a Ucrânia de aderir à aliança militar Otan.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente da ucrania diz ter …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.