Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente do Azerbaijão faltará às negociações da UE com Armênia

Placeholder - loading - Presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev em Baku  20/9/2023  Divulgação via REUTERS
Presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev em Baku 20/9/2023 Divulgação via REUTERS

Publicada em  

(Reuters) - O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, decidiu não participar de um evento mediado pela União Europeia na Espanha, onde poderia realizar conversações com o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, informou a mídia estatal do Azerbaijão nesta quarta-feira.

Aliyev estava considerando participar de uma reunião de cinco vias em Granada, Espanha, na quinta-feira, com os líderes de França, Alemanha, Armênia e o presidente do Conselho do bloco, Charles Michel.

Os cinco deveriam discutir o futuro da região de Nagorno-Karabakh, depois que Baku retomou o controle total em uma operação militar de 24 horas lançada em 19 de setembro, e analisar o progresso das negociações de paz de longa data, mas problemáticas, entre o Azerbaijão e a Armênia.

No entanto, a agência de notícias estatal do Azerbaijão, APA, citando fontes não identificadas, informou que Aliyev decidiu não comparecer.

A agência disse que Aliyev queria que a Turquia fosse representada na reunião, mas que a França e a Alemanha se opuseram, e que Baku sentiu que 'uma atmosfera anti-azerbaijana' havia se desenvolvido entre os possíveis participantes da reunião.

Em particular, a APA citou o que disse ser o descontentamento em Baku em torno de uma declaração feita por Michel e o que considerou como 'declarações pró-armênias' de autoridades francesas e a decisão da França, anunciada na terça-feira, de fornecer equipamentos militares a Yerevan.

A APA afirmou que o Azerbaijão não participará de nenhuma negociação futura que inclua a França, mas permaneceu potencialmente aberto a possíveis reuniões tripartidas com a União Europeia e a Armênia.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente do azerbaijao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.