Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente ucraniano alerta que guerra com Rússia pode levar fome a outros países

Placeholder - loading - Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, fala ao Parlamento italiano em Roma 22/03/2022 REUTERS/Remo Casilli/Pool
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, fala ao Parlamento italiano em Roma 22/03/2022 REUTERS/Remo Casilli/Pool

Publicada em  

ROMA (Reuters) - O ataque da Rússia à Ucrânia pode causar fome em países ao redor do mundo, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, ao Parlamento italiano nesta terça-feira, pedindo mais ajuda para derrotar os invasores.

Em seu mais recente discurso a parlamentares ocidentais, Zelenskiy disse por meio de uma videochamada que seu povo está se agarrando à sobrevivência, enquanto militares russos devastam cidades ucranianas e massacram civis.

'Para as tropas russas, a Ucrânia é a porta da Europa, onde eles querem invadir, mas a barbárie não pode ser permitida', afirmou, acrescentando que as consequências da guerra já estão sendo sentidas em muitas partes do mundo.

'O mais terrível será a fome que se aproxima para alguns países. A Ucrânia sempre foi um dos maiores exportadores de alimentos, mas como podemos plantar sob os ataques da artilharia russa?'

Países como Líbano, Egito, Iêmen e outros passaram a depender do trigo ucraniano nos últimos anos e a guerra fez com que os preços do trigo disparassem, subindo 50% no último mês.

Respondendo a Zelenskiy, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, disse que a Ucrânia oferece uma resistência 'heróica' à invasão russa e prometeu apoio contínuo aos refugiados que escapam dos combates, bem como ajuda militar.

'A arrogância do governo russo colidiu com a dignidade do povo ucraniano, que conseguiu conter os objetivos expansionistas de Moscou e impor um enorme custo ao Exército invasor', afirmou Draghi ao Parlamento.

(Reportagem de Pavel Polityuk, Alessandra Prentice e Crispian Balmer)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente ucraniano alerta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.