Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Primárias democratas começam com problemas em meio a atraso de resultados no Iowa

Placeholder - loading - Democratas participam de caucus em Garnavillo, em Iowa 03/02/2020 REUTERS/Kamil Krzaczynski
Democratas participam de caucus em Garnavillo, em Iowa 03/02/2020 REUTERS/Kamil Krzaczynski

Publicada em  

Por Jarrett Renshaw e Ginger Gibson

DES MOINES, EUA (Reuters) - O esforço do Partido Democrata dos Estados Unidos para escolher o adversário do presidente republicano Donald Trump começou de forma caótica no Iowa, já que autoridades culparam 'inconsistências' por um atraso sem fim à vista para a divulgação dos resultados do caucus estadual.

Na manhã desta terça-feira, horas depois de os eleitores fazerem suas escolhas em 1.600 escolas e outros locais públicos, o presidente do Partido Democrata do Iowa, Troy Price, disse aos repórteres que podem esperar resultados em algum momento desta terça-feira no Estado, o primeiro a realizar uma primária.

O partido disse que tem que fazer 'verificações de qualidade' por ter encontrado 'inconsistências' no relato dos dados dos locais do caucus, provocando frustração nas campanhas democratas e críticas dos republicanos.

Não ficou claro quando qualquer resultado será divulgado.

Os eleitores do Iowa se reuniram para escolher entre 11 pré-candidatos democratas liderados pelo favorito Bernie Sanders, senador do Vermont, e por seus rivais, o ex-vice-presidente Joe Biden, Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend, em Indiana, e a senadora Elizabeth Warren, de Massachusetts.

Autoridades partidárias manifestaram confiança em sua capacidade de apresentar resultados precisos, citando uma documentação que valida os votos.

O republicano Brad Parscale, gerente de campanha de Trump, falou em um 'derretimento do Partido Democrata' no Twitter. 'Eles não conseguem nem administrar o caucus e querem administrar o governo. Não, obrigado'.

Mas os republicanos do Iowa têm telhado de vidro quando o assunto é caos. Na noite das primárias de 2012, Mitt Romney foi declarado vencedor por oito votos, mas duas semanas depois a legenda disse que Rick Santorum foi o vencedor com uma margem de 34 votos, o que não impediu Romney de ser indicado.

Longas filas e grandes multidões foram relatadas em algumas localidades na segunda-feira, mas mais de oito horas depois de as portas serem fechadas ainda não havia notícia sobre o resultado. Autoridades estaduais democratas ligaram para as campanhas dos pré-candidatos duas vezes para atualizá-las.

'Cada segundo que passa mina o processo um pouco', disse o gerente de campanha de Warren, Roger Lau.

Uma fonte da campanha de Buttigieg disse que o atraso 'deslegitimará' a vitória e diminuirá os efeitos imediatos de uma noite positiva. A conselheira geral de Biden, Dana Remus, disse a autoridades estaduais democratas em uma carta que houve falhas generalizadas no sistema de notificação de resultados da sigla.

Majoritariamente branco e rural, o Iowa é o primeiro teste das batalhas estaduais que decidirão o democrata que enfrentará Trump na eleição de 3 de novembro.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. primarias democratas comecam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.