Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Prince, o artista que transformou o mundo

Relembre a figura audaciosa que se tornou uma das vozes mais libertadoras do século XX

Placeholder - loading - Prince, o artista que transformou o mundo.Divulgação
Prince, o artista que transformou o mundo.Divulgação

Publicada em  

Prince é um artista único e inclassificável. Por mais de três décadas, o cantor, compositor e produtor foi uma figura extremamente influente no mundo da música. Sua impressionante trajetória inclui 39 álbuns de estúdio, nos quais ele quebrou estereótipos e capacitou milhões de pessoas a abraçarem suas individualidades. Mesmo agora, ainda é impactante falar dele no passado, ou lembrar que ele faleceu aos 57 anos, há sete anos.

Prince.Divulgação
Toque para aumentar

Seu estilo pessoal, sua marca registrada, era exclusivamente 'Prince'. Não há um gênero em que é possível arquivar sua música - o estilo que ele inventou misturava funk, soul, rock, psicodelia, electro e blues, e era totalmente autêntico. Uma curiosidade: ele era, literalmente, uma banda de um homem só. Ele criava suas músicas de forma ‘solo’, tocando todos os instrumentos em seus discos, que eram creditados como "Produzido, arranjado, composto e executado por Prince".

Nascido como Prince Rogers Nelson em Minneapolis, em 7 de junho de 1958, ele foi um dos primeiros exemplos de uma marca sensual na funk music. Ele foi fortemente influenciado por por ícones como James Brown e Sly Stone, evidenciado em seu primeiro sucesso de R&B "I Wanna Be Your Lover", de 1979.

Embora ele tivesse uma legião de fãs dedicados, muitas pessoas na época o viam de forma negativa. Com suas roupas extravagantes e uma sexualidade aparentemente ambígua, ele não tinha medo de provocar aqueles que não o aceitavam. Isso se refletia até mesmo em sua forma de cantar, com uma voz que apresentava contrastes - às vezes um falsete agudo, outras vezes um rosnado grave. Ele não podia ser controlado ou colocado em uma caixa. Sua celebração da diversidade e do individualismo do tipo "faça você mesmo" se tornou um marco para os "diferentes".

Assim como David Bowie, Prince desempenhou um papel importante na criação de um novo paradigma cultural. Quando ele cantou "Sou branco ou preto, sou hétero ou gay? / Não consigo entender a curiosidade humana" em "Controversy", um de seus primeiros sucessos de 1981, esse tipo de questionamento era verdadeiramente controverso. Sua abordagem ousada parecia dizer: talvez eu seja, talvez não. E daí? Seu estilo, seu apelo e sua música transcendiam tudo. Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi o icônico filme "Purple Rain", onde o artista se vestia com cetim, couro e renda, e andava de motocicleta.


Prince desconstruiu os estereótipos masculinos, como o de James Bond com uísque e charutos, e criou um novo modelo. Acima de tudo, o artista destacava-se como porta-voz da autenticidade. Sua influência ajudou a capacitar milhões de pessoas a abraçarem sua singularidade, contribuindo para a formação de um mundo mais diversificado e inclusivo. Não é à toa que ele é uma das maiores referências musicais até atualmente. Hoje, vamos celebrar todo seu legado e prestigiar as pautas que foram reforçadas por ele.

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: PINK É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

TBT: 29 ANOS DE ‘O REI LEÃO’, UMA OBRA-PRIMA DA DISNEY

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. prince o artista que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.