Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Prioridade é enfrentar crise da Covid-19, impeachment será avaliado em momento adequado, diz Maia

Placeholder - loading - Rodrigo Maia fala com jornalistas na Câmara 9/7/2019 REUTERS/Adriano Machado
Rodrigo Maia fala com jornalistas na Câmara 9/7/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira que qualquer avaliação sobre eventual processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro será feita 'com muito cuidado' e no momento adequado e reforçou que a prioridade agora é enfrentar a crise decorrente da pandemia da Covid-19 e buscar os pontos de convergência.

Em entrevista transmita ao vivo nas redes sociais da revista Istoé, Maia voltou a dizer que, por ser o presidente da Câmara, figura como 'juíz' ao decidir se dá ou não andamento a pedido de impeachment e que por isso evita tecer comentários sobre o tema.

Questionado por que a Câmara ainda não se manifestou sobre os mais de 30 requerimentos de impedimento do presidente já protocolados na Casa, o deputado respondeu que 'nossa prioridade é salvar vidas e garantir empregos e renda'.

'E, segundo, esse é um processo político que precisa ser decidido e avaliado com muito cuidado, com muita isenção. O presidente da Câmara, na hora de decidir sobre o deferimento ou indeferimento de um processo de impeachment, é juiz. Não cabe ao presidente da Câmara ter opinião sobre esse tema', avaliou.

'A única coisa que digo, é que no momento adequado nós vamos avaliar se há ou não, do ponto de vista da assessoria da Câmara, da Presidência, o crime de responsabilidade', explicou.

O parlamentar acrescentou que no momento tenta 'de todas as formas' encontrar caminhos que unam os pontos de convergência para enfrentar a crise do coronavírus.

ELEIÇÕES

Maia acrescentou que deve se reunir, acompanhado do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, para debater eventual adiamento das eleições municipais, previstas para outubro, por conta da pandemia do coronavírus.

Mais cedo, Maia defendeu que seja criado um 'núcleo técnico' que leve em conta dados e números relacionados à saúde para municiar as discussões sobre eventual adiamento das eleições municipais de outubro.

'Devo fazer uma reunião com o presidente Davi e o presidente Barroso na próxima semana', disse na transmissão ao vivo da revista, lembrando que se deve levar em conta não apenas o dia da eleição, mas também o período de campanha.

Maia também demonstrou preocupação com a saída legislativa a ser adotada para adiar as eleições sem que isso implique na prorrogação de mandatos, considerada inconstitucional pelo presidente da Câmara.

Questionado sobre suas pretensões eleitorais para 2022, Maia disse que o foco é 'ajudar o Brasil' enquanto ocupar a Presidência da Câmara, terminar 'bem' o mandato e pensar no processo eleitoral apenas no fim do próximo ano.

'Claro que todos sonham em atingir, claro, pelo voto, os cargos mais importantes', disse o deputado.

'Mas acho que esse é um assunto que a gente deve deixar para o segundo semestre de 2021.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. prioridade e enfrentar crise …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.