Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Problemas imobiliários da China atingem incorporadora Country Garden

Placeholder - loading - Local de construção de edifícios residenciais pela incorporadora chinesa Country Garden em Tianjin, China 18/8/2023 REUTERS/Tingshu Wang
Local de construção de edifícios residenciais pela incorporadora chinesa Country Garden em Tianjin, China 18/8/2023 REUTERS/Tingshu Wang

Publicada em  

Por Laurie Chen

TIANJIN, CHINA (Reuters) - Em um complexo residencial inacabado nos arredores da metrópole de Tianjin, no norte da China, a construção desacelerou até se tornar um canteiro monótono com alguns trabalhadores ociosos vagando por um local quase vazio.

'Eles não nos pagam desde o Ano Novo Chinês (em janeiro). Estamos todos preocupados', disse um trabalhador de sobrenome Wang, de 50 anos, que disse ter parado de trabalhar na unidade de Yunhe Shangyuan na semana passada.

O amplo complexo é um dos dois projetos visitados pela Reuters na sexta-feira em Tianjin, uma cidade portuária de 14 milhões de habitantes, a cerca de 135 km a sudeste de Pequim. Ambos os locais são administrados pela Country Garden, a maior incorporadora da China em volume de vendas antes deste ano, agora atolada em uma crise de dívida que ameaça se espalhar para a economia em geral.

'Estou sob muita pressão', disse um trabalhador da unidade de Yunhe Shangyuan, de sobrenome Wei, também na faixa dos 50 anos, que acrescentou que só recebeu uma única bolsa de subsistência de 4.500 iuans (618 dólares) até agora neste ano.

Antes considerada uma das incorporadoras mais sólidas financeiramente, a empresa é agora um indicador de como o ciclo mudou para as incorporadoras.

Os seus problemas financeiros somaram-se à crise da dívida no setor imobiliário da China, que representa cerca de um quarto da segunda maior economia do mundo, atualmente a perder força devido à crise imobiliária e aos fracos gastos dos consumidores.

Um representante do projeto Yunhe Shangyuan da Country Garden disse em um comunicado do Wechat que todos os seus 'funcionários registrados' estavam sendo pagos.

No local de Yunjing Huating, o governo ordenou em junho a suspensão da construção para resolver problemas de gestão, disse um representante do projeto à Reuters em um comunicado separado.

Alguns trabalhadores não são empregados diretamente pela incorporadora, disse o representante de Yunjing Huating, mas pela empreiteira, que 'prometeu pagar os salários dos trabalhadores até o final deste mês'.

A empreiteira do projeto, Shenyang Tengyue Construction, não atendeu a ligações da Reuters nem respondeu a emails solicitando comentários.

O Ministério da Habitação do país não comentou as perguntas da Reuters sobre a suspensão da construção no setor imobiliário em geral ou no Country Garden em particular.

CASAS INACABADAS

A Country Garden tem quase 1 milhão de casas para serem concluídas, segundo estimativas do banco de investimentos japonês Nomura. Não reconheceu publicamente se algum de seus projetos teve a construção interrompida devido a restrições financeiras.

Num comunicado de 10 de agosto, a Country Garden disse que 'não poupará esforços para garantir a entrega' dos apartamentos e que 'garantirá a operação dos projetos em todo o país' para cumprir o seu compromisso com os compradores de imóveis.

A Country Garden construiu seu sucesso vendendo rapidamente um grande número de unidades com margens baixas e prometendo uma 'vida cinco estrelas' em cidades menores e menos populares.

A confiança no setor sofreu um grande golpe no ano passado, depois de muitos compradores chineses de imóveis terem ameaçado deixar de pagar as hipotecas, à medida que as incorporadoras pararam de construir projetos habitacionais pré-vendidos devido à liquidez apertada e às rigorosas restrições da pandemia.

O mercado imobiliário da China recuperou ligeiramente no primeiro trimestre de 2023, mas os volumes de transações diminuíram desde então, com a maioria dos mercados imobiliários urbanos permanecendo num estado 'deprimido', disse Gao.

'Vimos que muitos compradores são afetados pela falta de rendimento, e as suas escolhas de compra de imóveis e o que podem pagar foram, por sua vez, afetados'.

(Reportagem adicional de Clare Jim)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. problemas imobiliarios da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.