Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Procuradores alemães indiciam executivos da Volkswagen por fraude de emissões

Placeholder - loading - Presidente da Volkswagen, Herbert Diess 09/09/2019 REUTERS/Ralph Orlowski

Presidente da Volkswagen, Herbert Diess 09/09/2019 REUTERS/Ralph Orlowski


Publicada em  

FRANKFURT (Reuters) - Procuradores alemães apresentaram acusações criminais de manipulação do mercado de ações contra o presidente da Volkswagen , Herbert Diess, o ex-presidente Martin Winterkorn e o presidente do conselho, Hans Dieter Poetsch, devido ao escândalo da fraude de emissões de poluentes da montadora.

Os acusados agiram intencionalmente ao não informar os investidores a tempo sobre o impacto financeiro do escândalo, disse a Procuradoria de Braunschweig, cidade do norte da Alemanha, nesta terça-feira.

Existem processos em andamento devido à admissão da empresa, em 2015, de que usou um software de controle de motores ilegal para burlar testes de emissões de poluentes. O indiciamento dos procuradores de Braunschweig é parte de uma investida legal separada para julgar executivos devido a alegações de que adiaram a revelação do escândalo aos investidores.

O advogado de Diess disse em um comunicado que o CEO não poderia ter previsto a reação negativa do mercado financeiro e que continuará em seu cargo sem impedimentos.

Winterkorn renunciou dias após o surgimento do escândalo. No início de 2017, ele disse a parlamentares alemães que não soube da fraude antes de a VW admiti-la oficialmente.

As ações da empresa perderam 37% do valor nos dias seguintes à irrupção do escândalo. Se os investidores tivessem sabido sobre a fraude da VW, poderiam ter vendido as ações mais cedo ou evitado fazer aquisições, argumentaram os demandantes.

(Por Ludwig Burger)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. procuradores alemaes indiciam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.