Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Projeto espanhol de anistia catalã supera obstáculo parlamentar em vitória para socialistas

Placeholder - loading - Premiê espanhol Pedro Sánchez e presidente da Catalunha Pere Aragones     21/12/2023    REUTERS/Albert Gea
Premiê espanhol Pedro Sánchez e presidente da Catalunha Pere Aragones 21/12/2023 REUTERS/Albert Gea

Publicada em  

Por Joan Faus

BARCELONA (Reuters) - A câmara baixa do Parlamento da Espanha aprovou na quinta-feira um projeto de lei de anistia para separatistas catalães, eliminando um grande obstáculo para uma lei que definirá o segundo mandato do primeiro-ministro Pedro Sánchez - e que gerou protestos e irritou juízes.

A aprovação, por 178 votos a 172, é uma boa notícia para Sánchez depois de vários reveses políticos, incluindo escândalo sobre máscara facial da Covid nas últimas semanas.

A legislação ainda precisa ser aprovada pelo Senado, dominado pelos conservadores, e o Partido Popular, conservador, disse que tentará bloqueá-la.

No entanto, qualquer veto da câmara alta poderá ser posteriormente anulado pela câmara baixa em uma votação final por volta de maio ou junho.

O governo de coalizão minoritário liderado pelos socialistas espera que a obtenção de consenso sobre o polêmico projeto de lei ajude a consolidar sua aliança com os pequenos partidos dos quais depende para aprovar legislação.

No entanto, decidiu na quarta-feira não enviar ao Parlamento um projeto de lei orçamentário de 2024, já atrasado, depois que a Catalunha convocou inesperadamente uma eleição para 12 de maio, em meio a temores de que a disputa política regional que motivou essa mudança pudesse se espalhar pelo congresso nacional e prejudicar seu próprio apoio.

'Estamos buscando acabar com a era de confronto e abrir uma nova era de reconciliação', disse o parlamentar socialista Patxi López durante um debate parlamentar acalorado.

O líder do Partido Popular, Alberto Núñez Feijóo, afirmou que o projeto de lei apenas demonstrava a fraqueza de Sánchez e sua 'submissão' às exigências dos separatistas. Os conservadores argumentam que as ações dos socialistas colocam em risco o estado de direito.

Em janeiro, em uma derrota humilhante para os socialistas, o Juntos - partido catalão que buscou o projeto de lei de anistia em troca do apoio ao novo mandato de Sánchez no ano passado - votou contra o projeto porque não podia garantir que ele abrangeria certos separatistas, incluindo o líder autoexilado Carles Puigdemont.

'A anistia responde a um objetivo... de superar um período errôneo de repressão judicial e policial de um movimento político', escreveu Puigdemont na plataforma de mídia social X após a votação, ressaltando que 'não era um ponto final' para as ambições de independência da Catalunha.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. projeto espanhol de anistia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.