Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Promotores russos querem prender jornalista de TV foragida por nove anos e meio

Placeholder - loading - Jornalista e ex-funcionária da TV estatal russa Marina Ovsyannikova depõe em tribunal em Moscou 28/07/2022 REUTERS/Evgenia Novozhenina
Jornalista e ex-funcionária da TV estatal russa Marina Ovsyannikova depõe em tribunal em Moscou 28/07/2022 REUTERS/Evgenia Novozhenina

Publicada em  

(Rússia) - Promotores russos exigiram uma sentença de nove anos e meio de prisão para a ex-jornalista de TV estatal Marina Ovsyannikova, atualmente foragida, que ficou conhecida ao invadir um noticiário com um cartaz que dizia 'Parem a guerra' e ' Eles estão mentindo para você'.

O site de notícias independente Mediazona, com sede no exterior, disse que a promotoria fez a exigência em julgamento à revelia de Ovsyannikova por distribuir 'notícias falsas', um termo que inclui qualquer informação sobre a guerra da Rússia na Ucrânia que esteja em desacordo com a narrativa oficial.

Ovsyannikova, de 45 anos, fugiu da Rússia com a filha para um país europeu não especificado há um ano, depois de escapar da prisão domiciliar, segundo seu advogado.

Ela realizou o seu protesto original menos de três semanas depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, no que o país chamou de “operação militar especial”.

A acusação de “notícias falsas” está relacionada a um protesto ocorrido em julho do ano passado, quando ela estava na margem de um rio em frente ao Kremlin e segurava um cartaz chamando o presidente Vladimir Putin de assassino e seus soldados, de fascistas.

A Rússia aprovou novas leis contra descreditar ou distribuir “informações deliberadamente falsas” sobre as forças armadas em 4 de março de 2022, oito dias após invadir a Ucrânia.

(Reportagem da Reuters)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. promotores russos querem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.