Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Putin anuncia anexação russa de territórios ucranianos em cerimônia no Kremlin

Placeholder - loading - Presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou  30/9/2022   Sputnik/Gavriil Grigorov/Kremlin via REUTERS
Presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou 30/9/2022 Sputnik/Gavriil Grigorov/Kremlin via REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

Por Mark Trevelyan

LONDRES (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comandou nesta sexta-feira uma cerimônia para anexar quatro regiões ucranianas parcialmente ocupadas por suas forças, intensificando sua guerra de sete meses e levando-a a uma nova fase imprevisível.

'Esta é a vontade de milhões de pessoas', disse ele em um discurso perante centenas de dignitários no Salão de São Jorge do Kremlin.

A cerimônia ocorreu três dias após a conclusão de referendos apressadamente convocados, nos quais os representantes de Moscou nas regiões ocupadas reivindicaram maiorias de até 99% a favor da adesão à Rússia.

A Ucrânia e os governos ocidentais disseram que as votações, anunciadas há apenas 10 dias, foram conduzidas sob a mira de armas e são falsas e ilegítimas.

Em um discurso repetidamente interrompido por aplausos, Putin declarou que a Rússia tem quatro novas regiões. 'As pessoas que vivem em Luhansk, Donetsk, região de Kherson e região de Zaporizhzhia estão se tornando nossos compatriotas para sempre', disse.

Ele pediu à Ucrânia para cessar as ações militares e retornar à mesa de negociação. Kiev tem prometido recapturar todas as terras tomadas pela Rússia e disse que a decisão russa de anexar os territórios destruiu qualquer perspectiva de negociações.

Em seu discurso, Putin evocou a memória dos heróis russos do século 18 à Segunda Guerra Mundial e repetiu acusações familiares contra o Ocidente, acusando-o de práticas coloniais e lembrando o uso de armas nucleares pelos Estados Unidos contra o Japão no final da Segunda Guerra Mundial.

As anexações apressadas significam que as linhas de frente da guerra agora passarão por território que a Rússia está declarando como seu e que Putin disse estar pronto para defender com armas nucleares, se necessário.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. putin anuncia anexacao russa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.