Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Quem estiver comprando coisas da Petrobras é melhor ter medo, diz Lula

Placeholder - loading - Marca da Petrobras é vista em posto no Rio de Janeiro REUTERS/Ricardo Moraes
Marca da Petrobras é vista em posto no Rio de Janeiro REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Por Leonardo Benassatto e Lisandra Paraguassu

SÃO BERNARDO DO CAMPO/BRASÍLIA (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou nesta quarta-feira que as empresas que estão 'comprando coisas da Petrobras' deveriam ficar com medo, porque muito pode ser mudado caso o PT volte ao governo.

Ao ser questionado sobre a reação do mercado à possibilidade de que agora, livre de condenações em segunda instância, ele possa ser candidato à Presidência em 2022, Lula lembrou que o mercado conviveu com ele durante 8 anos no governo e mais seis anos da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, durante todo esse período o país tinha previsibilidade e credibilidade.

'O que o mercado quer? Quer ganhar dinheiro com investimento em coisas produtivas? Tem que gostar de mim. Agora, se o mercado quiser ver às minhas custas vendendo patrimônio nacional tem que ter medo de mim sim', disse. 'Quem tiver comprado coisas da Petrobras é melhor ter medo mesmo porque podemos mudar muita coisa.'

Lula defendeu ainda as empresas estatais e se disse contrário a privatizações, além de criticar a independência do Banco Central, aprovada no mês passado pelo Congresso. 'É melhor o BC estar na mão do governo do que estar na mão do mercado', afirmou.

Ao mesmo tempo, o ex-presidente fez acenos ao centro e ao próprio mercado. Afirmou que tem diferenças com a Federação Nacional dos Bancos (Febraban) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), mas que sempre esteve disposto a conversar e não vê razões para terem medo dele.

'Não tenham medo de mim. Eu sou radical porque quero ir à raiz dos problemas', disse, completando: 'Eu era chamado de conciliador quando governava.'

Lula desdenhou, ainda, do chamado 'risco de polarização' apontado pelo mercado como um dos problemas de um eventual cenário Lula x Bolsonaro nas eleições de 2022.

'O PT polariza desde 1989. Isso significa que o PT é muito grande, não pode deixar de polarizar', disse o ex-presidente, lembrando que o partido esteve em primeiro ou segundo lugar em todas as eleições desde 1989.

Segundo Lula, o que não pode acontecer é casos como o que chamou de 'erro do PSDB', que resistiu a reconhecer o resultado das eleições de 2014. 'Aquilo deu em Bolsonaro', afirmou.

Na segunda-feira, depois que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou as condenações impostas a Lula no âmbito da Lava Jato, o Ibovespa fechou em forte queda e o dólar teve alta ante a perspectiva do petista disputar a eleição de 2022.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. quem estiver comprando coisas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.