Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Quem já foi vacinado pode voltar à vida normal?

    Na Alemanha, discute-se o que fazer com quem já foi vacinado

    Publicada em  

    Transcrito:

    Podemos voltar a ter uma vida assim logo depois de tomarmos a vacina contra a covid-19? Na Alemanha, cresce o debate sobre liberar quem já foi vacinado das restrições impostas pelo governo para travar o avanço da pandemia.

    1ª entrevistada (sem identificação): “Sim, por que não? Especialmente porque as pessoas que foram vacinadas primeiro são as mais vulneráveis, então provavelmente tiveram restrições antes, se isolando mais”.

    2º entrevistado (sem identificação): “Já que não existe vacina suficiente para todos, acho bem questionável se é certo privilegiar algumas pessoas, porque isso não seria justo”.

    3º entrevistado (sem identificação): “Acho isso bem discriminatório. Já existe discriminação demais nesse país, e ainda por cima isso... Não acho bom”.

    Uma volta ao normal para uns, mas não para outros. Isso seria legalmente possível?

    Anna Katharina Mangold (Prof. Direito na Univ de Flensburg): “Basicamente aqueles que foram vacinados voltam ao status ordinário que lhes é assegurado pelos direitos fundamentais e humanos garantidos pela Constituição alemã. Portanto, não significa dar mais direitos a eles do que a outros, mas basicamente, restaurar a situação original na qual as pessoas podem agir conforme seus direitos humanos fundamentais”.

    Empresas privadas podem tomar suas próprias decisões sobre o tema: a companhia aérea australiana Qantas quer apenas pessoas já vacinadas em seus voos internacionais. Porém, há um risco de discriminação: dividir as pessoas por seu status de vacinação.

    Prof. Peter Dabrock (Ex-presidente do Conselho de Ética Alemão): “Penso que podemos achar uma solução: por um lado, oferecer aos cidadãos a oportunidade de participar [de uma sociedade sem restrições] por meio da vacinação. Por outro, através dos testes rápidos. Então temos um bom equilíbrio entre, por um lado, em relação às preocupações com os direitos fundamentais e por outro, em relação às preocupações com a coesão social”.

    Mas o governo alemão diz que é muito cedo para este debate.

    Angela Merkel (Chanceler federal alemã): “Não sabemos ainda se os vacinados podem ainda assim, infectar outras pessoas. Essa questão ainda não foi esclarecida e, enquanto isso não acontecer, não podemos discutir privilégios”.

    Veja também:

    Alemanha: Como cientistas identificam as mutações de coronavírus?

    Coronavírus: Uganda procura soluções locais

    Escrito por DW

    1. Home
    2. noticias
    3. quem ja foi vacinado pode …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.