Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Quem já foi vacinado pode voltar à vida normal?

Na Alemanha, discute-se o que fazer com quem já foi vacinado

Publicada em  

Transcrito:

Podemos voltar a ter uma vida assim logo depois de tomarmos a vacina contra a covid-19? Na Alemanha, cresce o debate sobre liberar quem já foi vacinado das restrições impostas pelo governo para travar o avanço da pandemia.

1ª entrevistada (sem identificação): “Sim, por que não? Especialmente porque as pessoas que foram vacinadas primeiro são as mais vulneráveis, então provavelmente tiveram restrições antes, se isolando mais”.

2º entrevistado (sem identificação): “Já que não existe vacina suficiente para todos, acho bem questionável se é certo privilegiar algumas pessoas, porque isso não seria justo”.

3º entrevistado (sem identificação): “Acho isso bem discriminatório. Já existe discriminação demais nesse país, e ainda por cima isso... Não acho bom”.

Uma volta ao normal para uns, mas não para outros. Isso seria legalmente possível?

Anna Katharina Mangold (Prof. Direito na Univ de Flensburg): “Basicamente aqueles que foram vacinados voltam ao status ordinário que lhes é assegurado pelos direitos fundamentais e humanos garantidos pela Constituição alemã. Portanto, não significa dar mais direitos a eles do que a outros, mas basicamente, restaurar a situação original na qual as pessoas podem agir conforme seus direitos humanos fundamentais”.

Empresas privadas podem tomar suas próprias decisões sobre o tema: a companhia aérea australiana Qantas quer apenas pessoas já vacinadas em seus voos internacionais. Porém, há um risco de discriminação: dividir as pessoas por seu status de vacinação.

Prof. Peter Dabrock (Ex-presidente do Conselho de Ética Alemão): “Penso que podemos achar uma solução: por um lado, oferecer aos cidadãos a oportunidade de participar [de uma sociedade sem restrições] por meio da vacinação. Por outro, através dos testes rápidos. Então temos um bom equilíbrio entre, por um lado, em relação às preocupações com os direitos fundamentais e por outro, em relação às preocupações com a coesão social”.

Mas o governo alemão diz que é muito cedo para este debate.

Angela Merkel (Chanceler federal alemã): “Não sabemos ainda se os vacinados podem ainda assim, infectar outras pessoas. Essa questão ainda não foi esclarecida e, enquanto isso não acontecer, não podemos discutir privilégios”.

Veja também:

Alemanha: Como cientistas identificam as mutações de coronavírus?

Coronavírus: Uganda procura soluções locais

Escrito por DW

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. quem ja foi vacinado pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.