Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Recém-nascido é infectado pelo coronavírus

30 horas após o nascimento, a criança foi diagnosticada com a doença

Placeholder - loading - Bebês podem ser contaminados pelo novo coronavírus. Crédito da imagem: iStock
Bebês podem ser contaminados pelo novo coronavírus. Crédito da imagem: iStock

Publicada em  

Um bebê com apenas 4 dias de vida foi diagnosticado com o novo coronavírus. Esse é o caso mais jovem registrado até o momento. A criança nasceu em Wuhan, capital da província de Hubei, o epicentro do surto viral.

De acordo com a CCTV (emissora estatal do país asiático), os sinais vitais da criança, que pesa 3,25 kg, são estáveis. A mãe do recém-nascido está infectada, porém médicos da cidade chinesa ainda não sabem dizer se a transmissão ocorreu por meio do útero ou logo após o parto.

Caso a doença tenha sido contraída durante a gestação, especialistas terão que analisar os resultados, pois se trata de uma nova forma de contaminação. No entanto, o mais possível é que o bebê tenha sido infectado após o nascimento, durante o contato com a mãe.

A hipótese do setor de epidemiologia da Escola de Saúde Pública Mailman da Universidade de Columbia, é que a criança tenha inalado gotículas de vírus que vieram da tosse da mãe.

O relatório do “Journal of the American Medical Association” analisou os casos de coronavírus em todo o mundo e concluiu que a idade média entre os pacientes que adquirem a pneumonia viral é entre 49 e 56 anos.

Mesmo não sendo comum, outros casos de crianças com a doença foram registrados. Em Cingapura, um bebê de seis meses apresentou resultados positivos para o vírus. Uma criança chinesa de 8 anos foi diagnosticada com a doença, quando visitava a Austrália.

Leia também: Mães podem passar coronavírus para fetos, dizem médicos chineses

Nova descoberta da doença

Especialistas afirmaram que as máscaras faciais, que estão sendo muito usadas para evitar o novo coronavírus, não são eficazes. Além de não possuir um filtro de ar, a proteção deixa os olhos a mostra.

Leia também: Máscaras cirúrgicas e o coronavírus

Novos estudos que analisam a contaminação do vírus suspeitam que a doença pode ser contraída pelos olhos, e não apenas pelas mucosas da boca e do nariz.

A Academia Americana de Oftalmologia emitiu um alerta informando que além da pneumonia, o coronavírus pode, também, causar conjuntivite.

Estudos apontam que o coronavírus pode ser transmitido pelos olhos
Toque para aumentar

De acordo com o jornal “South China Morning Post”, um médico chinês, especialista em doenças respiratórias, afirmou ter contraído o novo coronavírus pelos olhos, por não ter usado a proteção ocular ao visitar pacientes na cidade de Wuhan.

A contaminação pelos olhos, realmente, pode acontecer. Segundo especialistas, o canal lacrimal está ligado às vias respiratórias.

No entanto, o Ministério da Saúde, ainda, não emitiu nenhum alerta sobre a forma de contaminação. A orientação é não ficar próximo de pessoas infectadas, pois, até o momento, a principal fonte de contrair a doença é através do contato físico.

Para atualizações e informações sobre o novo coronavírus, participe do no grupo do Facebook: clique aqui.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. recem nascido e infectado …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.