Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Rede elétrica de Cuba sofre novo colapso, menos de um dia após último apagão

Rede elétrica de Cuba sofre novo colapso, menos de um dia após último apagão

Reuters

03/08/2026

Placeholder - loading - Pessoas dormem em colchões na calçada, em Havana, para escapar do calor, após o colapso da rede elétrica de Cuba no final do domingo, deixando a ilha de cerca de 10 milhões de habitantes às escuras 3
Pessoas dormem em colchões na calçada, em Havana, para escapar do calor, após o colapso da rede elétrica de Cuba no final do domingo, deixando a ilha de cerca de 10 milhões de habitantes às escuras 3

HAVANA, 3 Ago (Reuters) - A ​rede elétrica nacional de Cuba sofreu novo colapso nesta segunda-feira, segundo informou a mídia estatal, enquanto o governo tentava restabelecer o sistema após um apagão em todo o país na noite de domingo.

O envelhecido sistema de geração de energia de Cuba está sob forte pressão devido à escassez de ⁠combustível, ⁠à deterioração da infraestrutura ​e ‌ao bloqueio petrolífero imposto pelos EUA.

Apagões que afetam toda a ilha, onde vivem cerca de 10 milhões de pessoas, têm se ⁠tornado cada vez mais frequentes nos últimos meses.

Três ​quedas de energia atingiram Cuba ao longo de ​nove dias em julho, ‌seguidas pela queda ​de ⁠energia no domingo, pouco antes das 23h, horário local.

“Apesar do progresso alcançado hoje, uma oscilação provocou o ​colapso”, disse Lázaro Manuel Alonso, diretor de notícias da televisão estatal cubana, em uma postagem compartilhada nas redes sociais.

Um bloqueio de petróleo ​imposto pelos EUA, após o governo de Trump ter destituído o presidente venezuelano Nicolás Maduro em janeiro, prejudicou gravemente a já envelhecida infraestrutura energética da ilha.

A Venezuela era o principal fornecedor de combustível de Cuba, e a pressão subsequente dos EUA ​também levou o México a interromper os embarques ‌de petróleo para a ⁠ilha.Havana atribui a culpa pelo colapso de sua infraestrutura ao embargo comercial dos EUA, que ⁠já dura décadas, enquanto Washington ⁠afirma que os apagões ⁠se devem ⁠à ​má gestão da economia estatal cubana.

(Reportagem de Ayose Naranjo)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.