Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Refugiados de Nagorno-Karabakh enfrentam incerteza e pobreza no exílio

Placeholder - loading - Refugiada da região de Nagorno-Karbakh Elada Sargsyan em Masis  22/11/2023    REUTERS/Irakli Gedenidze
Refugiada da região de Nagorno-Karbakh Elada Sargsyan em Masis 22/11/2023 REUTERS/Irakli Gedenidze

Publicada em  

Por Felix Light

MASIS, Armênia (Reuters) - Pela terceira vez em sua vida, Elada Sargsyan é uma refugiada. Nascida em Baku, capital do Azerbaijão, ela fugiu de sua cidade natal em 1988, aos 19 anos, quando a União Soviética começou a se desintegrar.

A outrora grande minoria armênia da cidade foi expulsa devido à violência desencadeada pela eclosão de um conflito étnico em Nagorno-Karabakh, um território autônomo, de maioria cristã armênia, dentro da república soviética do Azerbaijão, de maioria muçulmana, que logo se tornaria um país independente.

Sargsyan e sua família fugiram para a Armênia soviética e depois se estabeleceram no vilarejo de Aknaghbyur em Nagorno-Karabakh, conhecido como Agbulaq em azeri, apesar de a região montanhosa estar no Azerbaijão e em guerra com o governo de Baku.

Em 2020, eles perderam outro lar, quando o Azerbaijão - agora aliado à Turquia - reconquistou grande parte de Karabakh, incluindo sua aldeia, em uma segunda guerra.

Em setembro de 2023, depois que o Azerbaijão retomou o restante de Nagorno-Karabakh em uma ofensiva relâmpago, provocando um êxodo quase total, Sargsyan, agora com 54 anos, fugiu de casa pela terceira vez.

Ela, assim como o restante dos 120 mil armênios étnicos do território, sofreu um bloqueio azeri de nove meses de suprimentos vitais da Armênia e se recusou a acreditar na insistência de Baku de que seus direitos seriam preservados como cidadã do Azerbaijão.

'Já me acostumei', disse Sargsyan na cidade de Masis, nos arredores de Yerevan, capital da Armênia, onde ela agora vive temporariamente em um jardim de infância desativado, junto de outros 67 refugiados de Karabakh.

'É muito difícil para as pessoas que fugiram de suas casas pela primeira vez. Elas choram. Mas, mesmo assim, elas vão superar isso, como nós superamos.'

Masis, uma cidade pacata de 20.000 habitantes onde o Monte Ararate, sagrado para os armênios, é claramente visível além da fronteira fechada com a Turquia, desde setembro abriga cerca de 8.000 refugiados de Karabakh.

Até a década de 1980, Masis abrigava uma importante comunidade azeri, que foi forçada a sair em expulsões semelhantes às que custaram a Sargsyan sua casa em Baku. Agora, os prédios municipais que foram esvaziados abrigam a mais recente geração de refugiados da Armênia.

Muitos dos que estão sendo alojados em Masis não têm nada, pois abandonaram às pressas casas e fazendas nos vilarejos periféricos de Nagorno-Karabakh quando o Azerbaijão iniciou seu ataque final em 19 de setembro.

O governo da Armênia forneceu a eles duas camas e um pagamento único de 100.000 dram (250 dólares), mas seus alojamentos não têm serviços públicos e são mobiliados apenas com mesas e cadeiras de tamanho infantil, enquanto o frio entra no prédio pelas frestas das portas vazias.

A memória dos assassinatos em massa de armênios pelos turcos otomanos durante a Primeira Guerra Mundial, que praticamente eliminou a população armênia da Turquia, está profundamente enraizada na memória popular de muitos na Armênia. Muitos refugiados temem que ainda possam ter de se deslocar novamente.

“A Turquia está muito perto de nós aqui em Masis”, disse Sargsyan. 'Para onde podemos correr a seguir? Para onde podemos ir? O que podemos fazer? Isso vai acabar algum dia?'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. refugiados de nagorno …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.