Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Reino Unido acusa homem por supostos crimes relacionados ao genocídio em Ruanda

Reino Unido acusa homem por supostos crimes relacionados ao genocídio em Ruanda

Reuters

21/09/2026

Placeholder - loading - Uma coroa de flores é vista no Memorial do Genocídio em Gisozi, em Kigali, Ruanda 6 de abril de 2019 REUTERS/Baz Ratner
Uma coroa de flores é vista no Memorial do Genocídio em Gisozi, em Kigali, Ruanda 6 de abril de 2019 REUTERS/Baz Ratner

LONDRES, 21 Set (Reuters) - Um ​ruandês de 65 anos foi acusado de crimes relacionados ao genocídio, supostamente cometidos durante o massacre dos tutsis em Ruanda, em 1994, informaram promotores britânicos nesta segunda-feira.

Vincent Brown, anteriormente conhecido como Vincent Bajinya, foi acusado de um crime de participação em genocídio e de seis crimes de participação em assassinatos classificados ⁠como ⁠crimes contra a humanidade.

A Equipe ​de ‌Crimes de Guerra da Polícia Antiterrorismo do Reino Unido informou que Brown foi acusado de incentivar outras pessoas a matar tutsis ⁠em Kigali, em abril de 1994. A investigação teve ​início em 2019, após um pedido do governo ​ruandês, e envolveu anos ‌de cooperação internacional, ​acrescentou ⁠a equipe.

Brown foi acusado de ter “dirigido e incitado atos de homicídio e genocídio cometidos por terceiros”, informou a ​Procuradoria da Coroa (CPS, na sigla em inglês).

As acusações contra Brown foram as primeiras apresentadas no Reino Unido relacionadas ao genocídio ruandês, acrescentou ​a CPS.

Brown, que se encontra em prisão preventiva, deve comparecer à Corte de Magistrados de Westminster, em Londres, na terça-feira.

A polícia informou que as investigações sobre outras seis pessoas continuam em andamento, incluindo dois homens presos em 2024 e 2026 sob suspeita de ​genocídio e crimes contra a humanidade, que permanecem ‌em liberdade condicional.

Mais de ⁠800 mil tutsis e hutus moderados foram mortos em 100 dias durante o genocídio de 1994, ⁠orquestrado pela maioria hutu no ⁠poder e meticulosamente executado ⁠por autoridades ⁠locais ​e cidadãos comuns.

(Reportagem de Sam Tabahriti e Sam Tobin; )

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.