Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Reino Unido pede investigação sobre computação em nuvem de Amazon e Microsoft

Placeholder - loading - REUTERS/Donna Carson
REUTERS/Donna Carson

Publicada em  

Por Paul Sandle e Yadarisa Shabong

LONDRES (Reuters) - O órgão regulador de mídia no Reino Unido pediu à autoridade antitruste do país que investigue o domínio de Amazon e Microsoft no mercado britânico de computação em nuvem.

O Ofcom disse que identificou características que dificultam o uso de vários fornecedores de serviços de computação em nuvem pelas empresas britânicas.

A Amazon Web Services (AWS) e a Microsoft tinham uma participação combinada de 70 a 80% do mercado britânico de serviços de infraestrutura de computação em nuvem em 2022, disse o Ofcom. O Google era o concorrente mais próximo, com 5 a 10%.

'A CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados) agora conduzirá uma investigação independente para decidir se há um efeito adverso sobre a concorrência e, em caso afirmativo, se deve tomar medidas ou recomendar que outros tomem medidas', disse.

A Amazon disse que discorda da Ofcom, cujas conclusões foram baseadas em 'um equívoco fundamental sobre como o setor de TI funciona... Qualquer intervenção injustificada poderia levar a danos não intencionais aos clientes de TI e à concorrência', disse um porta-voz.

Mas a empresa disse que trabalhará de forma construtiva com a CMA.

A Microsoft disse que estava empenhada em garantir que o setor no Reino Unido permaneça inovador e altamente competitivo. 'Vamos nos envolver de forma construtiva com a CMA', disse um porta-voz da Microsoft.

As empresas britânicas disseram ao Ofcom que é muito difícil trocar ou misturar e combinar provedores de serviços de computação em nuvem.

'Portanto, estamos encaminhando o mercado à CMA para uma análise mais aprofundada, a fim de garantir que os clientes empresariais continuem a se beneficiar dos serviços', disse o diretor do Ofcom, Fergal Farragher.

A CMA recebeu bem a medida, dizendo que muitas empresas dependem de serviços de computação em nuvem, tornando essencial a concorrência efetiva no mercado de 7,5 bilhões de libras (9,1 bilhões de dólares).

A computação em nuvem também atraiu a atenção da autoridade antitruste francesa. Em junho, ela afirmou que várias práticas no setor poderiam restringir a concorrência, o que poderia abrir caminho para investigações no futuro.

Os órgãos de defesas da concorrência da UE também estão examinando as práticas comerciais da Microsoft após uma reclamação do grupo comercial Fornecedores de Serviços de Infraestrutura de Nuvem na Europa (Cispe, na sigla em inglês), cujos membros incluem a Amazon.

A CMA concluirá a investigação até abril de 2025.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. reino unido pede investigacao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.