Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Reino Unido redefine 'extremismo' após aumento de crimes de ódio contra judeus e muçulmanos

Placeholder - loading - Michael Gove em Londres, Reino Unido 25/10/2022 REUTERS/Peter Nicholls
Michael Gove em Londres, Reino Unido 25/10/2022 REUTERS/Peter Nicholls

Publicada em  

Por Michael Holden

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido atualizou nesta quinta-feira sua definição para 'extremismo' após um aumento nos crimes de ódio contra judeus e muçulmanos desde os ataques do Hamas contra Israel, em 7 de outubro, embora críticos afirmem que a mudança pode infringir a liberdade de expressão. Neste mês, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, afirmou que a democracia multiétnica do país está sendo minada por extremistas islâmicos e de extrema-direita. Segundo a Community Security Trust, que fiscaliza a violência contra judeus, os incidentes antissemitas subiram 147% em 2023, atingindo números recordes, especialmente após os ataques de 7 de outubro.

O Tell Mama, grupo que monitora os crimes de ódio contra muçulmanos, reportou um aumento de 335% desde os ataques. 'Nossa democracia e nossos valores de inclusão e tolerância estão sendo desafiados por grupos extremistas, que estão radicalizando nossos jovens e aumentando a polarização', afirmou Michael Gove, ministro das Comunidades e chefe do departamento responsável pela nova definição. Críticos dizem que a ideia pode ser contraproducente e potencialmente usada para silenciar aqueles que se opõem ao governo.

Os temores vieram de pessoas como o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja Anglicana, e de ex-ministros de governos conservadores.

Gove respondeu argumentando que a definição não atingiria ativistas dos temas de gênero, transgênero, ambiental e os com visões religiosas conservadoras.

'É importante salientar que de forma alguma temos o objetivo de restringir a liberdade de expressão, religião ou credo', afirmou.

A nova definição classifica como extremismo a 'promoção ou avanço de uma ideologia baseada em violência, ódio e intolerância', que tenha o objetivo de destruir direitos e liberdades fundamentais, ou minar ou negar a democracia parlamentar liberal do Reino Unido, ou criar intencionalmente um ambiente para que outros atinjam tais objetivos.

O Reino Unido já proíbe grupos que alega estarem envolvidos com terrorismo e classifica como crime a ajuda a membros deles. O grupo militante palestino Hamas está entre as 80 organizações criminosas listadas.

(Reportagem de Michael Holden)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. reino unido redefine …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.