Relatório do BC aponta otimismo na economia
Economistas acreditam que o avanço econômico de 2019 para 2020 será duplicado
Publicada em
A economia brasileira deve crescer 2,2%, em 2020. A projeção é do Banco Central (BC). Neste ano, a produção industrial teve um aumento de 2,9%.
A nova perspectiva foi apresentada no Relatório de Inflação, edição de dezembro. A pesquisa faz parte de um amplo estudo trimestral das condições e expectativas relacionadas à economia.
Em setembro, o relatório do BC estimou um aumento econômico de 1,8%, para o próximo ano. A expansão esperada para o PIB (Produto Interno Bruto) foi revisada e passou de 0,9% para 1,2%, em 2019.
Economistas acreditam que o avanço econômico de 2019 para 2020 será duplicado. Com otimismo, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) prevê um PIB 2,5% maior para 2020, em relação a este ano.
De acordo com o relatório do BC, no ramo industrial, a estimativa de crescimento passou de 0,1% para 0,7%. Em recuperação, o segmento da construção civil teve um grande avanço em 2019, calculado em 2,1%.
Após uma forte crise financeira, o impulsionamento da economia brasileira é explicável pela melhora das condições de crédito, segundo especialistas. Um dos exemplos, foi a liberação dos recursos do PIS-Pasep e do FGTS, além da redução de juros.
SALA DE BATE PAPO