Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Restaurante Barletta: conheça o centro gastronômico que mistura pratos sofisticados e vinho

Um ecossistema perfeito para os amantes de comida italiana no Jardins

Placeholder - loading - Interior do Restaurante Barletta. - Divulgação
Interior do Restaurante Barletta. - Divulgação

Publicada em  

Imagem de conteúdo da notícia "Restaurante Barletta: conheça o centro gastronômico que mistura pratos sofisticados e vinho" #1
Toque para aumentar

Com menos de dois anos de casa, o restaurante italiano Barletta, oferece uma múltipla experiência. A abertura oficial era para acontecer em março de 2020, porém por conta da grave situação da pandemia, foi adiada para outubro do mesmo ano.

Entrevistamos o Fábio Dante, formado em gastronomia e proprietário do restaurante, para conhecermos todo o universo italiano do Barletta.

“O Barletta foi feito para as pessoas não terem pressa de ir embora, o ambiente foi feito com muito cuidado para as pessoas se desligarem um pouco do mundo externo", afirma o fundador.

O local foi planejado minuciosamente pelo Fábio e seu sócio e, apesar de diferente, o nome intitulado “Barletta” veio de um dos sobrenomes do dono e que, curiosamente, também se remete a uma pequena cidade situada na Itália.

No processo de construção do Barletta, Fábio não tinha como não visitar a pequena cidade, e nos contou como foi: “Eu fui para a Itália para buscar a cultura da comida italiana, e estive em Barletta que possui uma cena gastronômica muito movimentada, bem tradicional, uma microcultura regional muito forte e percebi que fazia todo sentido".

A comida italiana pede um bom vinho para acompanhar o prato, por isso o empresário não deixou essa harmonização perfeita ficar de fora e uniu dentro de seu restaurante os dois universos. “Nós temos uma parceria com o Grand Cru, grande importadora de vinhos, o restaurante ocupa o imóvel ao lado da loja da Grand Cru da Bela Cintra. Com isso, abrimos uma parede entre os imóveis e criamos um ecossistema entre restaurante e loja de vinho", relata o chef de cozinha.

Oferecendo um diferencial, o cliente no Barletta possui 750 rótulos a sua disposição, para acompanhar sua refeição ou comprar para levar para sua casa.

Além de obter uma gama de vinhos para o consumo do cliente, a música no ambiente não poderia faltar em um clássico restaurante italiano. A melhor opção escolhida para a trilha sonora do Barletta, foi o jazz.

“O jazz na nossa concepção foi a melhor opção de gênero musical, porque você consegue ouvir como ambiente, ela não te atrapalha, mas se você quiser entrar na música você também consegue", afirma Fábio.

Com uma programação semanal, toda quinta-feira quem visitar o local pode esperar por uma apresentação envolvente de jazz, sempre ao vivo. A atração faz muito sucesso no Barletta, por isso o proprietário revelou que possui planos futuros para aumentar a frequência pela semana.

Depois de conhecermos melhor o ambiente e música do Barletta, falta a parte mais desejada por aqueles que procuram um bom restaurante italiano: a comida. O idealizador dessa experiência gastronômica nos conta seu prato principal preferido do cardápio, que podemos levar como uma recomendação.

“O prato que eu mais gosto, é de uma massa chamada ‘Coliseu’ que é uma massa enrolada e recheada com muçarela e presunto culatello, uma parte nobre do presunto cru, assada e gratinada, servida com o molho pomodoro", recomenda ele.

Podemos esperar todos os ingredientes frescos, pois tudo é produzido no restaurante, desde a massa até o molho. Fábio revela:

“Eu tenho um carinho especial por esse prato porque foi uma criação nossa, a forma como criamos o recheio e toda a apresentação. Ela é uma massa muito impactante, tem sabor e textura".

Imagem de conteúdo da notícia "Restaurante Barletta: conheça o centro gastronômico que mistura pratos sofisticados e vinho" #2
Toque para aumentar

Não podemos deixar de falar da sallumeria artesanal que eles oferecem, com um vasto repertório que são embutidos, maturados e curados. Montada com o toque especial do cliente, podendo escolher cada detalhe, desde o tamanho da tábua até os variados ingredientes que a casa oferece.

Toda tábua é acompanhada por uma cesta de pão que são feitos no próprio restaurante, é uma ótima opção para acompanhar um bom vinho. Veja:

Para finalizar o tour gastronômico completo, chegamos na parte mais doce da visita ao restaurante: a sobremesa. O dono também fez uma indicação para os ouvintes da Antena 1. “A sobremesa que não poderia faltar é o trio de chocolates, são três versões de chocolates, o chocolate branco que é tostado, chocolate amargo e chocolate com avelã, em texturas diferentes e sabores característicos", fala Fábio.

Já podemos dizer que, na opinião da Antena 1, o ambiente, a música e o cardápio são cuidadosamente elaborados para garantir ao cliente uma experiência prazerosa e convidá-lo para voltar novamente.

“O sofá tem que ser o mais confortável possível para o cliente não ter pressa de ir embora, para poder apreciar a noite dele e gerar uma boa lembrança. Talvez não do que ele comeu ou bebeu, e sim do que ele sentiu, e isso é o mais importante para o Barletta, impactar as pessoas através do sentimento", explica o empresário.

Serviço: Alameda Tietê, 360 - Jd. Paulista - São Paulo/SP, 01417-020
Telefone: (11) 97103-6425
Funcionamento: terça a sexta, das 12h às 15h30h e das 18h30 às 23h. Sábados, das 12h às 16h e das 19h às 23h. Domingos, das 12h às 16h.

Veja também: Da minha casa para sua: Chef Pascal Valero e o delivery da alta gastronomia

Conheça três das mais luxuosas vinícolas da Itália para se hospedar

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. restaurante barletta conheca …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.