Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Rio estende quarentena e flexibiliza acesso a praias e horário do comércio

    Placeholder - loading - Praia do Leme durante pandemia de Covid-19 no Rio de Janeiro 26/03/2021 REUTERS/Pilar Olivares
    Praia do Leme durante pandemia de Covid-19 no Rio de Janeiro 26/03/2021 REUTERS/Pilar Olivares

    Publicada em  

    Por Rodrigo Viga Gaier

    RIO DE JANEIRO (Reuters) - A prefeitura do Rio prorrogou até 3 de maio medidas de isolamento social para conter a disseminação da Covid-19, ao mesmo tempo que flexibilizou as restrições impostas ao acesso às praias e ao horário de funcionamento do comércio, de bares e restaurantes, mostrou decreto publicado nesta sexta-feira.

    O acesso às praias para banho de mar e de sol estava proibido desde o mês passado. Neste mês já haviam sido liberadas atividades físicas individuais e, posteriormente, esporte coletivo em um determinado horário. Agora, o acesso será livre de segunda a sexta e a restrição valerá somente para os fins de semana.

    Outra flexibilização da prefeitura foi a autorização para que bares e restaurantes funcionem até às 22h, antes o horário limite era até as 21h. Já o comércio, que tinha liberação para operar somente até às 18h, poderá ficar aberto até às 22h.

    As restrições foram adotadas após seguidos fins de semana de verão com praias lotadas que geraram aglomerações também em bares e nos transportes públicos. Ao justificar a flexibilização, a prefeitura apontou a redução na procura de atendimento na rede básica de saúde do município.

    'Houve mudança positiva, menor procura de atendimento nas UPAs e uma diminuição muito grande na fila de espera por internações. O pico chegou a mais de 700 pessoas e ontem (quinta-feira) à noite era de cerca de 30 pessoas. Estamos calibrando e ajustando para a atividade econômica voltar aos poucos', disse o secretário de Fazenda e Planejamento da cidade, Pedro Paulo.

    Na prática, as praias ficam liberadas a partir de segunda-feira. Os vendedores ambulantes também estão novamente autorizados nas areias da orla nos dias úteis. O estacionamento na orla da cidade, que estava proibido, volta a ser liberado todos os dias.

    'A praia fica liberada nos dias de semana. Aos finais de semana, apenas atividades esportivas. Estamos fazendo uma transição gradual... e se a gente perceber aglomerações, vamos retroceder e pedimos que aproveitem as liberações com responsabilidade e parcimônia', disse o secretário de Saúde da cidade, Daniel Soranz.

    A prefeitura manteve um toque de recolher de 23h às 5h e seguem proibidas festas e aglomerações, além do funcionamento de estabelecimentos como boates, casas de espetáculos, shows, rodas de samba e outros.

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. rio estende quarentena e …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.