Roma ganha estação de metrô sob o Coliseu
Com museu subterrâneo, nova parada da Linha C expõe achados das escavações
Redação
29/12/2025
A linha C, do metrô de Roma, capital da Itália, ganhou duas novas estações: Colosseo-Fori Imperiali, entre o Coliseu e a Basílica de Maxêncio, e Porta Metronia, localizada na Piazzale Ipponio, junto às Muralhas Aurelianas.
Como museus subterrâneos, as paradas expõem os achados arqueológicos descobertos durante as escavações. Na Colosseo-Fori Imperiali, vitrines exibem objetos datados do século II a.C., como vasos e pratos de cerâmica, além das ruínas de uma piscina de água fria e um banho termal de uma habitação do século I. Já Porta Metronia revela um quartel militar construído há cerca de 2 mil anos.
"Estamos conectando uma grande parte de Roma, desde seus subúrbios mais distantes até o centro da cidade, e, ao mesmo tempo, presenteando o mundo e os romanos com maravilhosos espaços culturais", disse o prefeito Roberto Gualtieri.
Com a inauguração, a linha C do metrô chega a 24 das 31 estações previstas no projeto, que foi idealizado na década de 1990 e se estende por 29 quilômetros. A expectativa é que as obras sejam concluídas em 2035. A próxima estação a entrar em operação deve ser a Piazza Venezia, em 2033.
Redação

