alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Roteiro da acessibilidade na cidade de São Paulo

    A Antena 1 percorreu a cidade de São Paulo para descobrir os lugares mais acessíveis

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    A acessibilidade permite aos cidadãos utilizarem com segurança e autonomia os espaços públicos ou privados de uma cidade.  O termo refere-se também à possibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida usarem equipamentos urbanos, meios transportes e até mesmo sistemas de comunicação com facilidade. Alguns espaços de São Paulo integram a lista de edificações que têm a preocupação efetiva com o bem-estar da população como um todo.

    Provavelmente, você já viu por aí um pequeno adesivo azul com a imagem de um cadeirante desenhado em branco. Desde 2011, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) de São Paulo já contemplou 348 locais como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais com o Selo da Acessibilidade. A Antena 1 elaborou uma lista dos lugares mais acessíveis de São Paulo, para garantir que todos se divirtam sem sufoco.

    Parque Ibirapuera

    O Parque Ibirapuera conta com uma área plana, vias internas asfaltadas e não apresenta calçadas. O local ainda oferece aos visitantes o Auditório Ibirapuera: um espaço planejado para cadeirantes, com elevadores, rampas, plataformas, sinalização e lugares demarcados. O parque tem também banheiros adaptados para o público, incluindo os dos camarins.

    Avenida Paulista

    A Avenida Paulista, agora fechada para a circulação de carros aos domingos, dispõe de três estações de metrô com boas adaptações. A recente reforma de calçadas e cruzamentos da via melhorou a acessibilidade para cadeirantes e cegos. As guias foram rebaixadas e as calçadas niveladas, ganhando ainda piso podotátil – faixas em alto-relevo que fornecem auxílio na locomoção.

    Rua Oscar Freire

    Na Rua Oscar Freire – a oitava rua mais luxuosa do mundo – medidas foram tomadas para melhorar o acesso da população. Postes com fios aparentes foram retirados da via, o mobiliário público foi padronizado e o piso das calçadas trocado. O espaço para pedestres ficou mais largo e ganhou guias rebaixadas com trilha podotátil em boa parte de sua extensão.

    Jardim Botânico

    Uma boa opção de passeio para moradores que gostam de plantas é o Jardim Botânico. O local apresenta acesso de rampas e carrinhos motorizados para pessoas com dificuldade de locomoção.

    MAM

    O MAM – Museu de arte moderna de São Paulo – possui um acesso exemplar, com piso podotátil no entorno do prédio e banheiros adaptados.

    Memorial da Inclusão

    O Memorial da Inclusão, locado no Memorial da América Latina, reúne fotografias, documentos, áudios, vídeos e referências às lutas que deram oportunidades às pessoas com deficiências. O local é o maior e o mais completo memorial do gênero na América Latina.

    Como já era de se esperar, o espaço conta com toda a estrutura necessária para receber diferentes tipos de pessoas com deficiência física. O balcão de atendimento tem altura ideal para cadeirantes e os informativos possuem versões ampliadas, em braile e áudio. Um intérprete de Libras também fica disponível para esclarecer qualquer dúvida de surdos e mudos.

    Outros museus de São Paulo dispõem dos mesmos anteparos, como é o caso do Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol.

    Restaurantes

    Para os amantes de carnes, os restaurantes A Figueira Rubaiyat, o Baby Beef, e a Churrascaria Fogo de Chão têm o Buffet na altura certa para cadeiras de rodas, além de área livre para circulação e banheiros adaptados.

    Já os paulistanos que gostam de comidas mais clássicas encontrarão no Restaurante José um elevador de acesso ao salão principal e bom espaço para circulação entre as mesas - assim como o tradicional Família Mancini.

    Hotéis

    Quando o assunto é hotelaria, os suntuosos hotéis Fasano, Unique, e Renaissance possuem quartos adaptados para hóspedes com mobilidade reduzida. Rampas de acesso e elevadores também ajudam na locomoção dessas pessoas.

    Já para surdos e mudos, o Renaissance disponibiliza um funcionário habilitado na linguagem de Libras.

    Roteiro da Acessibilidade

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. roteiro da acessibilidade na …
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.