Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Rubio rejeita críticas aos ataques dos EUA no Caribe em reunião do G7

Rubio rejeita críticas aos ataques dos EUA no Caribe em reunião do G7

Reuters

13/11/2025

Placeholder - loading - Marco Rubio chega para reunião do G7 no Canadá  12/11/2025    MANDEL NGAN/Pool via REUTERS
Marco Rubio chega para reunião do G7 no Canadá 12/11/2025 MANDEL NGAN/Pool via REUTERS

Por Daphne Psaledakis e Maria Cheng

NIAGARA-ON-THE-LAKE, Canadá (Reuters) - O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, rebateu na quarta-feira as críticas de alguns aliados norte-americanos sobre a legalidade dos ataques dos EUA no Caribe, dizendo que os europeus não podem ditar como Washington defende sua segurança nacional.

Rubio participou de uma reunião dos ministros das Relações Exteriores do Grupo dos Sete na região de Niagara, no Canadá, onde as conversas se concentraram nas guerras na Ucrânia e em Gaza, mas alguns países presentes levantaram preocupações sobre os ataques dos EUA contra barcos que o governo Trump diz estarem transportando drogas.

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, disse no início da reunião na terça-feira que os ataques 'violam o direito internacional' e são preocupantes para os territórios da França na região.

Os militares dos EUA realizaram pelo menos 19 ataques até o momento contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas no Caribe e no litoral do Pacífico da América Latina, matando pelo menos 76 pessoas.

Falando aos repórteres antes de partir do Canadá, Rubio disse que ninguém havia mencionado as operações a ele durante a reunião do G7. No entanto, ele defendeu ter como alvo o que chamou de 'narcoterroristas' e que as drogas também são enviadas via Venezuela para a Europa, portanto, os Estados Unidos devem receber agradecimentos por eliminá-las.

'Não acho que a União Europeia possa determinar o que é o direito internacional', afirmou Rubio. 'Eles certamente não têm o direito de determinar como os Estados Unidos defendem sua segurança nacional.'

A chefe de política externa da UE, Kaja Kallas, disse à Reuters, à margem da reunião, que tais ataques só poderiam ser justificados como autodefesa ou por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

Questionado sobre uma reportagem da CNN de que o Reino Unido havia suspendido o compartilhamento de inteligência sobre o tráfico de drogas devido a preocupações com os ataques, Rubio chamou a reportagem de 'falsa' e disse que os Estados Unidos têm uma parceria muito forte com o Reino Unido.

'Nada mudou ou aconteceu que tenha impedido de alguma forma nossa capacidade de fazer o que estamos fazendo', declarou Rubio. 'Nem estamos pedindo a ninguém que nos ajude com o que estamos fazendo.'

O governo Trump insiste que os alvos estavam transportando drogas, sem fornecer provas ou explicar publicamente a justificativa legal para a decisão de atacar os barcos em vez de detê-los e prender as pessoas a bordo.

(Reportagem de Daphne Psaledakis, Maria Cheng, David Ljunggren, Michelle Nichols e Simon Lewis)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.